Notícias

Balanço do Carnaval Multicultural de Gravatá 2019 é surpreendente!

Na manhã desta segunda (11), a Prefeitura de Gravatá apresentou em coletiva de imprensa, no Paço Municipal, o balanço de um dos melhores carnavais já realizados na cidade. Um evento que atraiu olhares e aplausos pelo caráter democrático e diverso, e que se consagrou pelos foliões espalhados em diferentes pontos da cidade.

Várias tribos se uniram em Gravatá pela diversidade musical e cultural dos polos carnavalescos ao longo de mais de seis dias de festa. Foram horas de apresentações musicais e performances de uma variedade surpreendente de ritmos que fizeram o folião curtir e usufruir de uma festa de paz e tranquilidade nos palcos e ruas durante as prévias e período carnavalesco.

De acordo com os dados divulgados pelas secretarias municipais, Ministério Público, bombeiros, organizadores de blocos carnavalescos e administradores distritais, que trabalharam direta e indiretamente em questão de segurança e logística a cidade deu show no maior evento popular do planeta.

E, apesar das atrações e participação massiva do público, não houve grandes ocorrências registradas, numa cidade que estava com boa taxa de ocupação nos hotéis e condomínios.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, o secretário de Turismo, Darlan Raphael e a secretária de Imprensa, Fernanda Pérez:

– “Gravatá teve um Carnaval de muita tranquilidade e de sucesso absoluto. O número de turistas esperados foi superado. A infraestrutura e prestação de serviços foram bem sucedidos porque existiu um planejamento com o objetivo de desafogar o número de foliões no mesmo espaço, proporcionando diversão carnavalesca com segurança”.

“Os tradicionais e novos blocos desfilaram pela cidade com suas devidas identidades fazendo uma festa linda e um carnaval seguro e bacana para criança, adulto e idoso”.

“A Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros trabalharam 24 horas por dia durante o feriado, monitorando as ruas da cidade, garantindo apoio para os foliões e moradores, fiscalizando período de montagem de palcos, instalações elétricas, polos de gastronomia, comércio ambulante, patrulhamento em geral (como crianças perdidas e solicitações de atendimento aos moradores e turistas, entre outros) e fazendo rondas”.

“A Secretaria de Saúde teve importância ímpar antes e durante o período carnavalesco, com campanhas e palestras nas escolas. Além de postos de saúde localizados estrategicamente durante o Carnaval, com equipes da Atenção Básica e Agentes Comunitários entregando preservativos e lubrificantes, e realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C”.

No quesito segurança a promotora de Justiça, Fernanda Nóbrega, disse que: “Todas as regras do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, foram cumpridas pela Prefeitura e pelos blocos. Em 2019, a presença de foliões nas ruas foi bem maior, e todos aproveitaram a festa com responsabilidade. Tivemos um Carnaval ordenado de muita folia, diversão e segurança, com queda nas ocorrências de violência”.

O prefeito sinalizou que poderá haver mudanças para o carnaval 2020, com a inclusão de outras atrações. Para que isso aconteça, várias ações poderão ser criadas.

Porém nesse momento, o foco está voltado para a festa dos 126 anos de Gravatá, que será comemorada próxima sexta-feira (15).

E para a seriedade e criatividade das muitas surpresas na Semana Santa, numa organizada programação artística e religiosa para ninguém ficar de fora.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *