Agenda

Câncer – Direito e Cidadania com Dra. Antonieta Barbosa

Autora do livro “Câncer – Direito e Cidadania

 O livro é um manual completo sobre o tema. E fala como a lei pode beneficiar os pacientes com câncer e seus familiares.

Procurador-Geral do município José David, Secretária da Mulher Taciana Medeiros, primeira-dama Fátima Félix, Prefeito Joaquim Neto, vice-preveiro Danilo Melo, Secretária Executiva da Mulher Marta Camilo, Secretária de Assistência Social e Juventude Ana Lourdes e promotora Fernanda Nóbrega.

Dra. Antonieta Barbosa

Na sexta-feira (10/11), o auditório das Irmãs Salesianas recebeu a pernambucana e advogada Antonieta Barbosa, autora do livro “Câncer – Direito e Cidadania” que a convite da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria da Mulher, veio debater e informar sobre os direitos que os pacientes com câncer têm, apesar de ter que enfrentar a doença, encarar a burocracia do tratamento, o afastamento do trabalho entre outros desafios.

A palestra apontou caminhos a serem seguidos e dicas para que pacientes e familiares, antes, durante e depois do diagnóstico constatado, para que de maneira menos desgastante possível, os pacientes possam identificar, reivindicar e fazer valer seus direitos, resgatando assim, sua cidadania e dignidade.

É fundamental que o paciente que está enfrentando a doença utilize suas habilidades e assuma o compromisso de se cuidar da melhor maneira. E entre seus direitos estão: a Isenção de imposto de renda; Quitação da casa própria; resgate do FGTS, auxílio doença pelo INSS sem carência; aposentadoria integral com adicional de 25% para um cuidador em caso de invalidez; medicamentos gratuitos; isenção de IPI, ICMS, IOF e IPVA na compra de carros. Esses e outros direitos podem ser solicitados pelo paciente com câncer.

Uma tarde que ajudou a entender que o Outubro Rosa e o Novembro Azul é um evento que acontece diariamente, através de cuidados com a própria saúde, por meio da prevenção. Se consulte e busque saber se tem algum problema de saúde. Quanto mais cedo à doença for descoberta, as chances de cura são maiores.

Valéria de Fátima


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *