Notícias

Censo 2022 começou em todo pais. Participe, ninguém pode ficar de fora

A população brasileira precisa ser recontada. E essa recontagem que estava programada para acontecer em 2020, não aconteceu por causa da pandemia, e em 2021 por falta de orçamento.

E em 2022, a população brasileira já começou a ser recontada, de forma detalhada, desde a segunda-feira, 1º de agosto. Receba bem o recenseador ou a recenseadora, eles(as) são treinados (as). E contam com você, cidadã ou cidadão gravataense, para contar os habitantes de todo território nacional e recolher várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, que são imprescindíveis para a definição de políticas públicas, tomada de decisões e de investimentos públicos e privados.

Essa é a única pesquisa em que a gente consegue mostrar a diversidade de situações que existem nas cidades e ter um cenário muito mais completo e integrado do território brasileiro e sua população. Então vamos participar!

Por que?

Porque as informações sobre a população são essenciais para o desenvolvimento de um país. Elas servem de base, por exemplo, durante a pandemia, que nós vimos municípios receberem menos vacinas que o necessário para a sua população, enquanto outros municípios receberam mais doses do que precisavam. Com a informação censitária atualizada, isso não vai acontecer.

Então é fundamental que quando o recenseador bata a sua porta, você o atenda, seja educado, paciente e atencioso, e responda às perguntas do questionário do Censo: presencialmente, por telefone ou pela internet.

E não se preocupe com as informações prestadas ao recenseador, elas são sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos na educação, saúde, emprego, transporte. Tudo o que diz respeito ao brasileiro e ao seu bem-estar pessoal, social e econômico é planejado com base nas informações geradas pelo Censo.

Saiba como identificar o recenseador ou a recenseadora

E se você quiser confirmar a identidade do recenseador, é possível através do telefone 0800 721 8181 ou pelo site Respondendo ao IBGE.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *