Notícias

Confira o Decreto que prorroga o horário de funcionamento do comércio e duas dicas para tornar a quarentena saudável

Através do Decreto 056/2020, a Prefeitura Municipal prorroga as medidas restritivas no horário do comércio local até a segunda, 06 de julho.

Em Gravatá, permanecem funcionando os estabelecimentos liberados de acordo com o decreto do Governo do Estado de Pernambuco até às 17 horas. Com exceção de padarias, farmácias, postos de gasolina, distribuidoras de água e gás e oficinas mecânicas e borracharias.

A Feira Livre também será realizada apenas nas sextas e sábados, das 5h às 17h e aos domingos das 5h às 12h.

Não podemos esquecer que a quarentena não é férias nem um período agradável, é o distanciamento social, aliado à higienização mais intensa, e forma mais eficaz de cuidar da saúde e prevenir o contágio coletivo, até ter a certeza de que não está com a doença. Apesar de ser um tempo de incubação do vírus, ou seja, o tempo em que os primeiros sintomas demoram para aparecer após o infecção – no caso do Coronavírus, também é um momento para rever os hábitos e incluir novas atividades na rotina.

Ela é recomendada para pessoas que estão com suspeita de contaminação pelo vírus. E essas pessoas devem ficar em um quarto TOTALMENTE ISOLADO, para evitar que pessoas da família ou alguém que more na mesma casa se contamine.

Duas dicas para  tornar a rotina da sua quarentena mais saudável e sustentável em casa.

  1. FECHE A TORNEIRA ENQUANTO LAVA AS MÃOS. Você deve lavar as mãos com frequência, mas não custa economizar um pouco de água. E é até mais adequado higienizar as mãos com a torneira fechada.

Cada vez que você lava as mãos e mantém a torneira aberta o tempo todo, consome até 7 litros d’água. Uma boa economia pode ser feita se a água for utilizada somente na hora de molhar as mãos e depois que ensaboar as mãos corretamente, para remover o sabonete. Economiza água e dinheiro.

  • SE ALIMENTE SAUDÁVELMENTE E MELHORE A IMUNIDADE. Não podemos afirmar que a Covid-19 não será agressiva com pessoas com o sistema imunológico fortalecido, pois ela ainda é desconhecida. No entanto, está sendo observado que a maioria das pessoas que sofrem os efeitos mais agressivos do Coronavírus tem algum problema de saúde. Ou seja, qualquer pessoa é suscetível, e não somente as chamadas grupo de risco.

Alimentos específicos não previnem o contágio da doença, mas se alimentar de forma saudável é uma medida preventiva no combate ao Coronavírus. O hábito de se alimentar de forma saudável, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e preparar o organismo para combater os sintomas da Covid-19, podendo ajudar na recuperação e na amenização dos efeitos do vírus.

Para garantir o bom funcionamento do corpo é fundamental incluir uma variedade de nutrientes essenciais na alimentação, como carboidratos, proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. E minimizar o consumo de alimentos industrializados (alimentos enlatados, embutidos, em pacotes e em caixinhas).

Fortaleça seu sistema imunológico e realiza três refeições principais e alguns lanches intermediários de forma consciente e saudável.

Café da manhã: prefira pães integrais, farelos como aveia e granola. Esses alimentos são ricos em fibras e de nutrientes fundamentais. Também é importante consumir leite ou iogurtes – de preferência desnatados para a prevenção do ganho de peso ou aumento do colesterol. Para que a refeição seja ainda mais gostosa sem deixar de ser saudável, troque os frios embutidos por queijos brancos ou ovos.

Almoço e jantar: aqui a dica é não omitir nenhum nutriente. Metade do prato deve ser reservado para, pelo menos, dois tipos de legumes e/ou verduras de cores diferentes. Já como fonte de energia, o recomendado é escolher entre arroz, macarrão, batata ou mandioca. Para completar, inclua proteínas como carne, frango, peixe ou ovos; e alimentos como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja.

Intervalos: os lanches intermediários podem ser compostos por frutas, iogurtes e outros derivados do leite e/ou oleaginosas.

Hidratação: o ideal durante as refeições é não ingerir líquidos, mas, se achar que são essenciais, prefira sucos naturais ou água em vez de refrigerantes ou sucos de caixinha ou de “pozinho”. Durante o dia é preciso tomar, no mínimo, dois litros de água para manter a imunidade em dia.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *