Dicas

Cuidados com a pele do rosto ao usar máscaras e com a sua saúde e vida

Técnica de enfermagem, Silvania Lima, que mesmo já vacinada contra a Covid-19, NÃO vai deisar de usar a máscara e manter a rotina diária de cuidados.

A máscara se tornou um acessório indispensável no nosso dia a dia. O uso frequente da máscara é uma medida preventiva contra o contágio da Covid-19. Porém, apesar de proteger, o uso prolongado da máscara pode aumentar a oleosidade da pele do rosto e desencadear quadros de dermatite seborreica e rosácea.

O rosto além de abafado pode ficar machucado devido a máscaras apertadas que criam atrito. E a área coberta pela máscara fica sensível, úmida, quente e até acne, facilitando assim, a proliferação de bactérias.

Mesmo assim, não dá para deixar de usar esse acessório tão essencial para nossa proteção e saúde. Precisamos ter uma rotina de limpeza para manter a pele hidratada. E não esquecer que mesmo usando a máscara de proteção, o uso de protetor solar é necessário em todo o rosto, e não apenas na área exposta.

Pode usar maquiagem por baixo da máscara?

É importante não usar. Quanto mais substâncias estiverem presentes no rosto, como a maquiagem, maior o acúmulo de sujeira e contaminação que pode reter vírus e bactérias. O ideal é a pele ficar limpa e hidratada, para evitar o dano da compressão da máscara e a contaminação de microrganismos.

A maneira correta de colocar ou tirar a máscara também deve ser feito de maneira específica:

É importante manipulá-la pelas laterais, através do elástico ou do barbante que amarra o acessório ao rosto. Nunca tocar na parte frontal da máscara para evitar a contaminação. Lembre-se que depois de duas horas é importante trocá-la e substituir por outra limpa.

E não esqueça que:

  • Você precisa lavar a pele antes e depois de usar a máscara;
  • Quando colocar a máscara, é melhor deixa-la ajustada no rosto e não mexer, para não comprometer a eficiência ou deixando acesso à contaminação;
  • A máscara precisa cobrir o nariz e toda a boca, além de ficar bem justinha nas laterais;
  • Mantenha a pele hidratada para evitar a absorção de umidade;
  • Evite maquiagem para não obstruir os poros;
  • Coloque um anteparo (esparadrapo ou pequeno emplastro) nas áreas de maior pressão para diminuir o atrito causado, sobretudo pelas máscaras profissionais que normalmente machucam mais.

De qualquer forma, além da máscara de proteção, o usuário deve:

  • Manter o distanciamento social;
  • Lavar as mãos sempre que for possível;
  • Não tocar o rosto se não estiver com as mãos higienizadas;
  • Ter álcool-gel ou álcool 70% caso não tenha acesso a água e sabão;
  • Além de usar luvas ou outros meios de proteção caso toque em locais como corrimões, botões de elevador, maçanetas, volante de motorista ou guidom de moto, além de outros utensílios de uso comum do dia a dia.

Precisamos nos conscientizar que nesse momento não deve acontecer nenhum tipo de imprudência. Precisamos usar com cuidado a liberdade que ainda temos e manter todas as medidas de prevenção, porque as recomendações não mudaram. Apesar da boa notícia da vacinação já iniciada, o surgimento de novas cepas do novo coronavírus potencialmente mais infecciosas, tornam os próximos três ou mais meses desafiadores. E provavelmente uma vida livre do vírus ainda está longe e algumas coisas podem não voltar a ser como eram antes. Com isso em mente, mantenha a rotina de cuidados diários e cuide da sua saúde.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *