Notícias

É hora de toda Gravatá se unir em combate ao coronavírus. As ações e medidas devem ser cumpridas!

A cidade de Gravatá, a partir desta segunda-feira (06), irá instalar barreiras educativas em pontos estratégicos de maior movimentação na cidade, durante o período da Semana Santa, como ação preventiva contra a pandemia da Covid-19.

No primeiro momento, a finalidade dessa ação é sensibilizar as pessoas/famílias, que aproveitam o feriado prolongado da Semana Santa em Gravatá, para apreciar sua atmosfera agradável, seu charme, sua beleza, suas atrações artísticas e culturais, sua gastronomia, seu centro comercial e atividades em meio à natureza.

E para a segurança de todos, quem chegar de carro ao município, será parado pelas equipes de saúde e segurança, nas principais vias de acesso, para serem orientados sobre a necessidade de se manter em isolamento social durante a crise, cumprindo assim, a medida primordial que buscam evitar a disseminação do coronavírus.

Além da abordagem e instruções dadas aos visitantes nesse período, os profissionais envolvidos colherão informações e preencherão um cadastro com dados das pessoas e dos veículos. Os carros passarão por uma desinfecção e os motoristas serão orientados a não ficar circulando pelas ruas da cidade, em respeito ao decreto do estado de Pernambuco quanto ao prazo da quarentena.

As barreiras serão instaladas nas ruas do Norte, XV de Novembro e nos acessos da Volta do Rio e Polo Moveleiro. E mais de 50 profissionais estarão atuando diariamente, em uma equipe composta por integrantes da Guarda Municipal, Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e DETRAN.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, os moradores do município e turistas (visitantes com ou sem residência no município) devem cumprir as ações preventivas, as medidas e procedimentos emergenciais já estabelecidos.

O combate ao Covid – 19 depende do esforço com ações contínuas de responsabilidade compartilhada entre o setor público e todos. E para trabalhar a disseminação e o combate ao coronavírus, Gravatá depende do empenho de cada um de nós. Os casos suspeitos estão aumentando no Brasil, a transmissão é comunitária, de brasileiro para brasileiro, e é hora de todos nós agirmos juntos e combater/tardar a chegada desse vírus ao município, alerta o prefeito Joaquim Neto.

A administração municipal adotou um plano de enfrentamento ao novo coronavírus, ao ser emitido os primeiros boletins de alerta. E as medidas emergenciais vem sendo ampliadas para maior atenção a população.

Diante tantas providências do poder público, vamos deixar de nos enrolar e sermos realistas.

Vai passar por essa pandemia quem estivar protegido. Simples assim. E a minha pergunta sobre a sua proteção é a seguinte:

– Como está a sua imunidade?

Pois a nossa imunidade é quem reúne os combatentes para qualquer vírus que aparecer em nosso organismo. Então se cuide, fortaleça a sua imunidade. Pois um organismo que não é visível aos olhos, está sendo capaz de se disseminar numa velocidade nunca vista antes. Uma realidade, num cenário alarmante e visível.

Assistir jornais e saber dos dados tanto na rede pública quanto na privada do coronavírus no Brasil, que aponta uma curva de crescimento dos casos é angustiante e preocupante. Mas é uma realidade que se manterá infelizmente por dias ou até meses.

E apesar das medidas que vem sendo tomadas, o coronavírus pode está presente no ambiente que você estiver.

É hora de sermos racionais e não ignorar os fatos. Cumprir as medidas e ações, lavar as mãos, usar álcool em gel, manter distância e só sair de casa com a proteção da máscara para emergências ou trabalho.

É o momento de reduzir ao máximo o contato social para interromper a , transmissão do novo coronavírus e proteger você e sua família. Mas você tem que sair de casa para fazer compras, e já toca a maçaneta da porta do lado de fora, se for de carro, abre a porta do carro, manuseia o dinheiro, leva esta mesma mão à roupa, pega o celular, leva esta mão ao rosto, coça olho, abre a bolsa, fecha a bolsa, se encosta em algum lugar, e por aí vai.

Nossa como você se expôs. E alguns cuidados extras são importantes para evitar a contaminação e a transmissão do vírus, sobretudo ao retornar para casa, seja quem trabalha fora ou para quem precisou fazer compras ou a farmácia.

Estamos em pandemia declarada, as ações, medidas e decretos governamentais que tem o intuito de diminuir a propagação do vírus, não são suficientes, devemos entender a importância da prevenção e fazer nossa parte.

E enquanto digito essa matéria, chega um Boletim Covid – 19 atualizado de Gravatá, que apresenta um caso em investigação. Com paciente internado em hospital particular no Recife.


Publicidade