Notícias

Em coletiva de imprensa, prefeito de Gravatá determina novas medidas e ações de contenção de despesas para enfrentamento ao coronavírus

Em coletiva de imprensa, Joaquim Neto, anunciou na noite da quinta-feira (30/04), novas medidas para conter o avanço do coronavírus no município. E reiterou o compromisso da gestão com protocolos de redução de salários e isenção de taxas e benefícios, proporcionando equilíbrio e fôlego aos gravataenses nos próximos 90 dias.

“Temos um compromisso com a verdade. Não vamos esconder nada da população de Gravatá. As medidas e ações adotadas anteriormente precisam ser ajustadas diante o avanço do coronavírus no país, estado e município”, disse o prefeito Joaquim Neto.  

Entre as medidas provisórias anunciadas para os próximos 90 dias estão elencadas:

– A redução do salário do prefeito (20%), do vice-prefeito, dos secretários, dos diretores e de profissionais em cargos comissionados, com exceção dos servidores da saúde e dos profissionais que estão atuando na linha de frente em combate ao coronavírus. E de quem recebe abaixo de 1200,00 ao mês não terá redução salarial;

– Redução de 25% dos contratos de fornecedores;

– Cancelamento dos próximos eventos, em destaque o São João e o Festival Virtuosi;

– Isenção do alvará no ano de 2020 para os taxistas e mototaxistas;

– Isenção de taxa de iluminação pública para mais de 25 mil famílias gravataenses. O benefício é válido para consumo de até 220kWh/mês.

Em mais de uma ação para combater o novo coronavírus, o prefeito Joaquim Neto encaminhou a Câmara de Vereadores um decreto que prorroga os descontos nos tributos municipais para o dia 30 de maio e o ISS até 30 de junho. Os tributos que tiverem vencimento em 2019 ou anos anteriores poderão ser pagos com descontos de até 100% em juros e multas.

Com a pandemia da Covid-19, o município teve queda na arrecadação de mais de 40%, apesar disso, o prefeito Joaquim Neto adotou medidas de contenção de despesas para o enfrentamento â pandemia do coronavírus, para garantir economia significativa que será revertida em recursos necessários para o combate a doença

A partir da próxima segunda-feira (04;05), o decreto 133/2020, torna o uso de máscaras em Gravatá as pessoas em lotéricas e agências bancárias obrigatório.

Como ação preventiva em combate ao coronavírus, semanalmente vias públicas e locais que transitam muitas pessoas, Pátio da Feira Livre, avenida de acesso ao Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, entornos da central do SAMU de Gravatá, praças e ruas do comércio central, estão sendo lavadas e higienizadas,

A Prefeitura de Gravatá em parceria com a Associação dos Escoteiros estão realizando a campanha “Gravatá Solidária”.  A campanha arrecada alimentos, produtos de higiene pessoal e Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, álcool 70%, entre outros), que estão sendo arrecadados em pontos de entrega e doados a pessoas em vulnerabilidade social.

Pontos de Entrega:

  • Prefeitura Municipal – Rua Tenente Campelo _ Das 7h às 13h.
  • Secretaria de Finanças – Rua Rui Barbosa, nº150 – Centro _ Das 7h às 13h.
  • Prédio do Bolsa Família – Avenida Dantas Barreto, Prado _ Das 7h às 13h.
  • Supermercado  Cesta Básica – Rua Manoel Castor da Rosa, nº106 – Centro.
  • Supermercado Soberano – Rua Rui Barbosa, nº 143 – Centro.
  • Farmácia 10 – Rua Cleto Campelo, nº72 – Centro.
  • Farmácia 10 – Praça Dez, nº61- Centro.

Devemos permanecer cada um na sua casa, mais unidos e juntos que nunca para derrotar esta doença que assola o mundo, país, estado e município. E não podemos esquecer que apesar de todas as medidas, ações e providências por parte de toda gestão municipal, essa epidemia é como fosse um paciente de UTI. Hoje, ele está bem, mas não me pergunte como ela estará amanhã.


Publicidade