Notícias

Em Gravatá o Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa, preparado para atender casos leves e graves de coronavírus

Desde que foi alertado sobre os vários casos de coronavírus no Brasil, que o prefeito do município de Gravatá, Joaquim Neto, vem acompanhando em tempo real os dados atualizados sobre a doença, seguindo as orientações da OMS e adotando medidas preventivas.

Em transmissões ao vivo realizadas diariamente, informa a população o boletim com dados dos casos oficiais da cidade, medidas e ações para enfrentamento da doença.

 “Estamos iniciando o mês de abril com a boa notícia que não temos nenhum caso confirmado em Gravatá. E como medida para enfrentamento à doença, foi:

– Criada provisoriamente no Hospital Paulo da Veiga Pessoa, uma sala de espera ao ar livre, com distância de um metro entre um paciente e outro;

– Preparada uma sala específica visando o isolamento e atendimento de pacientes com suspeita de Covid – 19, com 2 leitos para pacientes com sintomas de síndromes gripais e 4 leitos para pacientes com síndromes respiratórias agudas graves, que necessitem de suporte de ventilação mecânica e monitor, e estabilização das complicações respiratórias para encaminhamento à centro de referência;

– Realizada contratações extras de profissionais da saúde, que serão alocados em áreas, como laboratórios, salas de atendimento hospitalar e unidades de saúde, realização de vistorias em estabelecimentos com equipes da vigilância sanitária e no atendimento de urgência e emergência do Hospital Municipal; 

– Feita a aquisição de equipamentos de proteção individual para dar mais segurança aos pacientes e profissionais;

– Adquirida uma ambulância para exclusivamente atender as transferências de pacientes com suspeitas do novo coronavírus.

A hora é de nos ajudarmos, o que não dá para recuperar é a vida, disse o prefeito Joaquim Neto”.

QUARENTENA E ISOLAMENTO SOCIAL

Como medida de enfrentamento à doença, vamos entender a diferença entre palavras que estão sendo tão usadas por profissionais da saúde, governantes e empresas, que se tornaram populares. Mas o que elas realmente significam?

Quarentena

A quarentena é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus. No geral, a quarentena pode durar 40 dias, podendo seu prazo ser estendido. Durante esse período todo tipo de aglomeração deve ser evitado.

A quarentena possui força por lei, e caso não seja cumprida, é possível que se aplique punições como multa, por exemplo.

Isolamento social

O isolamento social não é uma medida do governo. É uma ação voluntária e, geralmente, é feita por um paciente infectado ou por alguém com suspeita de infecção pela doença Covid-19.

O objetivo do isolamento é a prevenção da propagação do vírus. Normalmente, uma pessoa fica isolada em ambiente familiar por 14 dias, tempo que leva para o coronavírus se manifestar no corpo.

O período pode ser encurtado ou prolongado pelos médicos dependendo da evolução dos sintomas e resultados de exames laboratoriais.

#ficaemcasa


Publicidade