As ações e atividade que abrilhantaram e impulsionaram o Mês da Primeira Infância 2022, realizadas pela Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Assistência Social e Juventude, foram encerradas na tarde da sexta-feira, dois de setembro, no auditório do CAIC, com a presença do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e do coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão.
Foi um mês de prioridade absoluta com palestras, simpósios, minicursos, atividades nas creches, formações, informações, dicas e ideias para assegurar a inclusão e os direitos da criança. Para a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, “O investimento na primeira infância é uma janela de oportunidade para a saúde, o aprendizado, o desenvolvimento, o bem-estar social e emocional das crianças, e melhorias na vida de cada um”.
Na ocasião, o mês de atividades foi encerrado com um evento lindo e repleto de amor e carinho com o vídeo da fala da coordenadora do Programa Criança Feliz de Pernambuco, Bernadeth Gondim, apresentação de crianças que são atendidas pelo programa em Gravatá, recitação de um verso pela visitadora Ana Maria de Vasconcelos e distribuição de kits com brinquedos didáticos para visitadores do programa.
O prefeito Joselito Gomes destaca que o município conseguiu resgatar a credibilidade do programa. “Assim que começamos a gestão, ano passado, uma das primeiras preocupações da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, foi saber como estava a situação do programa em Gravatá e constatamos a necessidade de retomar, pois estávamos praticamente perdendo ele. Com muita determinação e responsabilidade, a secretaria resgatou esse programa e hoje temos 800 famílias. Queremos ampliar a participação da família desse trabalho necessário em nosso município. A equipe do programa é muito envolvida, trabalha com muito amor e vem realizando as várias ações, como foi por exemplo durante o mês de agosto, com várias ações quanto ao cuidado que devemos ter com a pessoa humana e com o olhar voltado para o futuro cuidando da primeira infância. Esse programa, hoje, é referência no Estado e para muitos municípios que estão também nesse esforço de fazer o melhor. Precisamos unir forças, continuar focando em nossas crianças e adolescentes, porque compromisso com eles significa compromisso com as pessoas”.
Oportunamente, foram apresentados os integrantes da comissão que vai elaborar a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância, que é composta por Velúzia Rodrigues (COMDICA), Leonardo Lima (representante da Secretaria de Saúde), Fabiana Bezerra (representante da Secretaria de Educação), Josinaldo Leão (representante da Secretaria de Assistência Social e Juventude) e Josefa Maria da Silva (representante do Pro Ludus).
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Publicidade