AgendaNotícias

Feriado da Proclamação da República é comemorado com hasteamento das bandeiras e celebração dos 128 anos da Sociedade Musical XV de Novembro em Gravatá

A cidade de Gravatá amanheceu o dia 15 de novembro se preparando para comemorações, a comemoração dos 133 anos da Proclamação da República, celebração dos 128 anos da Sociedade Musical XV de Novembro, que tem história e importância para o município, e entrega de certificação de Patrimônio Cultural Imaterial de Gravatá pelo Hino do Bloco Mocidade em Folia, o qual cantamos e aplaudimos muito ao ver o bloco passar.

Iniciando as festividades em alusão aos 133 da Proclamação da República, houve a cerimônia de hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Gravatá, em frente ao Paço Municipal, na Praça Rodolfo de Moraes, às 8h. O ato cívico foi acompanhado pela aniversariante do dia, Sociedade Musical XV de Novembro, realizado pelo Prefeito Joselito Gomes (Bandeira de Gravatá), representante da 5ª CIPM/PE, Capitão Lacerda (Bandeira do Brasil) Capitão Lacerda e vereador Régis da Compesa (Bandeira de Pernambuco).

Acompanhado pela população gravataense, secretários municipais e executivos, estudantes e funcionários de creches e escolas municipais, além de instituições de ensino particulares e da rede estadual, Guarda Civil Municipal de Gravatá, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Polícia Militar de Pernambuco, Escoteiros, Ordem Demolay, e os vereadores: Cabritinha, Nego Suíno, Neném de Uruçu, Nino da Gaiola e Toinho da Rodoviária.

O prefeito Joselito Gomes, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, enalteceu a data comemorativa e os 128 anos da Sociedade Musical XV de Novembro. “Temos uma data importante para o povo brasileiro e nós sentimos cada vez mais a população consciente do exercício da cidadania, a necessidade da participação para que estejamos construindo um Brasil para todos, com inclusão e respeito. Essa construção está sendo realizada através da democracia. Em Gravatá, nós comemoramos o aniversário de 128 anos da Banda Musical XV de Novembro, que é uma referência para os gravataenses e para nossa região, estado e país. Grandes músicos passaram, foram formados e outros mais participam da banda. Não podemos esquecer o maestro Bombardino, pai do atual regente, maestro Adelson Pereira, que continua esse trabalho tão importante para o nosso município. Deus continue nos abençoando, cumulando de sabedoria, para que diariamente estejamos tendo um norte e sabendo cultivar tudo aquilo que possa nos ajudar a viver de forma pacífica, justa, coerente e próspera”.

Na tarde de celebrações a anfitriã e aniversariante do dia Sociedade Musical XV de Novembro, recebeu na Av. Joaquim Didier, em frente à EREM Devaldo Borges:

  •  O Sexteto Metais Recife, Coral Edgar Morais, Banda Sociedade Musical Novo Século (de Santa Cruz do Capibaribe) e da Banda Base Aérea do Recife, que abrilhantaram a festa com repertórios de sucessos.
  • Participou em seu aniversário, da entrega pela Prefeitura de Gravatá às famílias do ex-vereador Elias Torres e do maestro Manoel Bombardino, compositores, respectivamente de letra e música do hino do Bloco Mocidade em Folia, do título de Patrimônio Cultural e Imaterial para esta obra musical desses dois saudosos gravataenses.
  • Participou da entrega do presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo José, de título de Cidadão Gravataense ao Maestro Spok e ao Maestro Duda.
  • E homenageou a professora Dilsa Farias e o jornalista Cláudio Castanha.
Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Jaime Prado.

O inesquecível, 15 de novembro de 2022, teve apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, secretário Jaime Prado, que confidenciou ao blog valériaevocê, que: “É uma honra e motivo de orgulho para os gravataenses ter a Sociedade Musical XV de Novembro, que fazer parte da história da cidade. É que nos faz viajar através da sua história de 128 anos, com relatos recheados de informações. Informações que contribuem efetivamente no levantamento cultural do município, que tem raízes na musicalidade. Com músicos que integram bandas no cenário nacional”.

E encerrando o seu festivo dia, a Sociedade Musical XV de Novembro recebeu seus convidados num jantar de aniversário, animado por um repertório variado e descontraído.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *