Você

Fique bem com si mesmo. Confira hábitos saudáveis que devemos aprender e fazer todos os dias.

Hoje estou de bem com a vida porque ignoro o que antes me incomodava e agradeço pelo que antes não sabia dar valor e hoje sei.

Só que não é fácil, né? Principalmente quando o nosso cérebro não nos ajuda de imediato. Porque ele também precisa de um tempo para automatizar as escolhas, para só depois ir criando os hábitos, e se livrar dos hábitos antigos. E substituir os antigos por novos não é jogo rápido.

E como as atitudes simples elevam a qualidade vida, devemos adotá-las como um exercício diário. Pois acredite, só você pode mudar a sua vida. Essa história de planos e metas é delicada, e nem sempre somos fiéis a elas.

Outra unanimidade delicada é a medicina preventiva, haja gente sofrendo pela falta dos bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. Que principalmente em tempos de pandemia elevariam a qualidade de vida, prevenindo complicações das doenças físicas e distúrbios psicológicos diante a necessidade do isolamento social, e impediria e muito hospitalizações.

Muitas doenças são reflexo de maus hábitos, outras estão ligadas ao psicológico. As causas das doenças são diversas, podem ser desencadeadas por organismos patogênicos (como vírus e bactérias), por problemas genéticos, por fatores emocionais (como o medo, o rancor, a baixa autoestima, a impaciência, a intransigência que não são doenças, mas podem virar) e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Fortaleça sua saúde com hábitos simples como: praticar atividade física regularmente, manter o peso, seguir uma dieta do equilibrada e não fumar. Só essas quatro atitudes, segundo os estudos, podem reduzir em 80% o risco de morte por qualquer causa.

Confira atitudes simples que podem transformar sua vida:

1. Faça sua cama

Parece básico, ou até bobo, mas comece o dia organizando o seu cérebro fazendo a cama. Na volta para a casa a cama estará bem-feita para recebê-lo para mais uma merecida noite de sono.

2. Alongue-se

Esse hábito é altamente eficaz para despertar o corpo e ter disposição. Deve ser uma das coisas para ser feita todos os dias. Faz um bem danado se alongar de manhã para o dia não começar encurtado

3. Elogie alguém

Você gosta quando é elogiado? Então elogie alguém sinceramente e melhore o dia desse alguém e o seu também. É uma sensação indescritivelmente boa, quando alguém lhe oferece um sorriso ou um olhar de agradecimento. Mas nada de exagerar, espalhar boa vibração deve ser algo verdadeiro.

4. Ria

Como o riso é muito poderoso, se você não ri ao menos uma vez no dia, tenha certeza que há algo seriamente errado. O riso a curto prazo é capaz de afastar dores, enjoo, pois o riso ou o sorriso manda um recado para o cérebro de que está tudo bem. Rir é a melhor coisa que você pode fazer na vida, e é de graça. Basta encontrar um motivo todos os dias e se deixar contagiar.

5. Presenteie-se

De acordo com o que seu bolso, uma roupa nova, um perfume, um acessório, um dia relaxante, uma comidinha num restaurante ou num self service (eu me dou muito esse presente). É sempre bom se auto valorizar e se respeitar. Doe as roupas que não servem e as que não usa mais, vale também para as toalhas de mesa, lençois e utensílios que você não usa. Tire uma semana, um final de semana ou um dia de descanso, faça uma viagem inesperada no fim de semana ou reservar 15 minutos no fim do dia para deixar o pensamento livre de preocupações.

6. Exercite-se

Um dos hábitos diários que você deveria cultivar é o de se exercitar. O exercício é uma droga natural e sem riscos. Vale fazer Pilates (como eu na Pilates Center), um passeio de bicicleta a noite, uma caminhada na hora do almoço, uma corridinha de manhã, uma academia, como seu metabolismo aceitar melhor. Libere adrenalina e endorfina, e sinta-se bem a curto e longo prazo e se mantenha saudável.

7. Relembre sentimentos bons

Tipo voltar a olhar suas fotos, e entre elas, encontre àquelas que você está sorrindo. Com certeza quando relembrar o motivo vai rir de novo. Além do mais você pode reviver o encontro com parentes ou amigos em belos cenários, e vai querer repetir a situação futuramente.

8. Experimente algo novo

Todos os dias tente descobrir um novo sabor, fazer um novo caminho, tentar uma outra combinação. Podem ser coisas pequenas como um novo sabor de picolé, uma nova marca de café ou ir ao trabalho de carona ou a pé. Essas pequenas coisas estimulam a criatividade, estimulam o cérebro. Elas te dão outras perspectivas de vida, te colocam em um novo ângulo. Ao tentar algo novo todos os dias, você está vivendo um pouco mais a cada dia.

9. Faça um “RAK”

Não sabe o que é? Deixa te dizer, é como no clássico filme “Corrente do Bem”. O RAK representa um “ato aleatório de bondade”, que alguém faz anonimamente para alguém que não conhece e sem esperar nada em troca. Podem ser atos menores ou maiores, aproveite as oportunidades que a vida te dá para ajudar. A atitude de fazer um RAK diariamente não só vai fazer com que você e seu beneficiário se sintam bem, como também faz do mundo um lugar melhor para se viver.

10. Diga “Eu te amo”

Você também é travado para dizer essas palavras? Eu já fui. Mas com certeza seus pais, filhos e outras pessoas adorariam escutar. Essa frase curta e difícil demais de sair dizendo, ok, diga com gestos e com os olhos. Só não deixe de dizer. Aliás, você já disse a si mesmo que se ama?

11. Seja grato

Se você quer se livrar de angústias e aborrecimentos é só agradecer aquilo que se tem. Sinta-se feliz porque nem todos têm as mesmas oportunidades na vida que você. Antes de dormir, no despertar ou em uma situação extrema, deite-se (pois é quase impossível se estressar deitado) e enumere mentalmente 10 coisas pelas quais você é grato. Pode ser desde a sua saúde de ferro, à suas conquistas, à presença das pessoas que ama e também às pequenas alegrias do cotidiano como o calor da sua cama, um abraço amigo…

12. Faça planos para amanhã

Em uma parábola popular um mestre apresentava um copo a seus alunos perguntando se o mesmo estava cheio ou vazio. Diante da resposta de que estava vazio, retrucou que o copo estava cheio, de ar. Em seguida, colocou pedras no copo, seus alunos afirmaram que agora sim o copo estava cheio. O mestre em seguida jogou areia entre as pedras e dessa vez os alunos afirmaram sem sombra de dúvidas que o copo estava repleto. Então o mestre derramou água que preencheu os espaços vazios entre as pedras e a areia. A lição por traz dessa metáfora é que por mais que se sua agenda estiver cheia, sempre tem como arranjar espaço para as coisas, ou pessoas que gostamos. Planejando o dia seguinte, você pode abrir espaço para as coisas que importam.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *