O Festival ‘Pernambuco Meu País’ nesta edição, homenageia o artista plástico Abelardo da Hora e o percussionista Naná Vasconcelos, está acontecendo desde 12 de julho e vai até 1º de setembro. E tem 24 dias de atrações gratuitas, com shows, mostras, peças e exibições de filmes em oito cidades.
Teve início em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano, passou por Serra Negra, no município de Bezerros. E no último final de semana presenteou a população gravataense com uma intensa agenda de atividades em três dias.
O evento itinerante, Pernambuco Meu País passará também pelos municípios de Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro).
A terceira parada simplesmente encantou gravataenses e turistas de todas as idades com shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades
Em Gravatá, além do palco Pernambuco Meu País, as mais diversas linguagens artísticas fizeram parte da programação, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar.
Além da estreia do País do Cinema e País da Brincadeira. Que teve como proposta, promover ações voltadas para todos os públicos, O País do Cinema aconteceu durante os três dias do festival e fascinou um público de diferentes idades. Já o País da Brincadeira fez a festa e diversão do público infantil.
O Festival Pernambuco Meu País, parada Gravatá, recebeu uma edição especial do Gravatá Jazz durante a noite do sábado (27), com participação do Clube do Jazz, seguido por Lancaster e Wallace Seixas,Chico Oliveira junto com João Suplicy e a Uptown Blues Band.
A cultura popular também marcou presença no País Culturas Populares, com apresentações de grupos como Ciranda Flor do Luar, Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole, As Netas de Selma do Coco e Afoxé Ogbon Obá.
Além de ações de literatura, gastronomia, artes cênicas, artes visuais e música durante a programação.
O palco PERNAMBUCO MEU PAÍS, lotou o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, com shows de extensão territorial do Brasil e imensa diversidade significativas nas formações culturais, tradições, festas e rituais que são preservados, dentro do Meu País Pernambuco.
Durante o Espetáculo Pernambuco meu País, foi realizada uma grande homenagem ao mestre xilogravurista, poeta e cordelista pernambucano J. Borges, que faleceu na sexta (26), aos 88 anos. Reconhecendo a sua contribuição a cultura do país.
Pernambuco Meu País – Parada Gravatá. Uma noite de sábado mágica, empolgante, motivante e feliz
O palco Pernambuco Meu País proporcionou uma viagem ao público presente no evento, por horizontes que valorizam o legado da cultura como importante identidade do povo pernambucano. Com o Espetáculo Pernambuco Meu País e shows de Rachel Reis, Tayara Andreza, Raça Negra, Revoredo, Banda Cascabulho, Chico César, Vanessa da Mata, Larissa Lisboa, Mãeana, Anavitória e Alceu Valença.
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Publicidade