Agenda

Gravatá vacina contra o Sarampo próximo sábado (19)

A Secretaria de Saúde de Gravatá, promove o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo no próximo sábado (19), em crianças de seis meses a quatro anos de idade que ainda não receberam as doses.

Por se tratar de uma doença de fácil e rápida transmissão, foi montada uma estratégia para atingir e imunizar o maior número de crianças possíveis.

LOCAIS DE VACINAÇÃO NO SÁBADO (19), das 8h às 17h:

*Unidade móvel na Praça da Matriz

*Posto de Saúde I – Bairro do Prado

*Posto do CAIC

*USF Ricardo Valmir – Bairro Alpes Suiço

É importante ressaltar que o município já atingiu 98% do público alvo nas zonas urbana e rural. E que a partir de novembro, a imunização da vacina tríplice viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola), estará disponível para pessoas de 20 a 29 anos.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Reforçando a necessidade da vacinação que tem como objetivo, imunizar seletivamente para reduzir/eliminar os não vacinados, vale lembrar de:

Quem deve tomar a Vacina de Sarampo


Dose zero
: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose

Publicidade