Notícias

Informativo de Gravatá Covid-19 com retorno de atividades econômicas

Na segunda quinzena do mês março, quando um paciente deu entrada no hospital municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa, com suspeita do novo Coronavírus, o prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, apresentou no dia 21 de março, um Plano de Contingência que descrevia e alinhava as ações de combate e estratégias de preparação, precaução, proteção e prontidão, para conter os impactos da chegada do Coronavírus na cidade.

A Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização e as orientações voltadas para o combate ao Coronavírus, o hospital municipal recebeu adequações para atender os gravataenses com segurança e eficácia, e manteve a população informada sobre a situação do sistema de saúde, das ações relacionadas ao Coronavírus e dos casos confirmados, suspeitos, em investigação, em monitoramento e dos óbitos.

Criou o Comitê de Crise para monitorar e coordenar ações contra a propagação do Coronavírus, que constituiu uma emergência de saúde no nível de alerta para prestar atendimento às pessoas infectadas, suspeitas e em recuperação. E que presta apoio nas zonas urbana e rural em preparação e acompanhamento das respostas às medidas de contenção e prevenção contra o surto da Covid-19.

A Secretaria de Saúde Municipal tem mantido a população informada, e apoiado diariamente o combate ao Coronavírus na cidade, capacitando profissionais, disponibilizando protocolos preparados com a orientação de autoridades de saúde para conter e combater o coronavírus, adotando medidas e ações, distribuindo material de apoio através de kits e muito mais.

E em contra partida com a autorização da reabertura de diversas atividades econômicas, a Prefeitura de Gravatá revisou e discutiu com as autoridades de saúde do município um plano de critérios para ajustar ações e medidas de prevenção para reduzir a propagação da doença, evitar o esgotamento dos serviços de saúde e minimizar o impacto da Covid-19 no município, e permanece:

– Desenvolvendo ações e protocolos de prevenção, combate e segurança para os gravataenses na luta contra a Covid-19;

– Investigando surtos da pandemia na zona urbana e rural;

– Contratando e capacitando profissionais da saúde para atuarem na linha de frente da doença causada pelo novo coronavírus;

– Coletando dados de campo da Covid-19;

– Rastreando os contatos e possíveis cadeias de transmissão do vírus;

– Mantendo a população informada através de plataformas, como computadores e celulares;

– E a Vigilância Sanitária orientando, ajudando, fortalecendo e ampliando o monitoramento da Covid-19 no município.

Para o prefeito Joaquim Neto não basta atuar e diagnosticar pessoas infectadas com o coronavírus. É essencial a identificação das áreas de circulação do vírus, para produzir cenários que permitam a gestão tomar decisões com base em informações qualificadas, apesar do afrouxamento do isolamento e distanciamento social.

Para proteger a si mesmo e aos outros, use máscara e pratique a higiene das mãos e respiratória em TODOS os momentos. Sempre que possível, mantenha uma distância de pelo menos 1 metro entre você e os outros, principalmente se você estiver ao lado de alguém que tosse ou espirra. Como algumas pessoas infectadas podem não estar ainda apresentando sintomas ou os sintomas podem ser leves, manter uma distância física de todos é uma boa ideia se você estiver em uma área onde a COVID-19 está circulando.


E não esqueça que é possível pegar Covid-19 de uma pessoa que não apresenta sintomas. A principal maneira pela qual a doença se espalha é através de gotículas respiratórias expelidas por alguém que está tossindo, por isso tão essencial o uso de máscara.

Pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus. E ainda não se sabe com que frequência isso acontece.

A Prefeitura de Gravatá conta com você no combate ao coronavírus. Se proteja e proteja!


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *