Agenda

Janeiro é mês de renovação e organização

O ano começou, o ar de janeiro nos invade, e um desejo louco de  virar a página toma conta do nosso íntimo. Afinal de contas é ano novo e vida nova.

A vontade de braços dados com a necessidade de mudar, de organizar a vida em muitos setores, é uma carga extra de esperança, planos e bastante expectativa.

Mas como transformar essa vontade de renovação em melhorias concretas?

Teoricamente podemos recomeçar a qualquer hora durante o ano, mas a difícil sensação de descompasso que o recomeço causa, exige mais. Pois é necessário abandonar o vício da rotina, e isso não é tão simples assim.

Inicialmente precisamos ter certeza que tudo a nossa volta vai mudar a partir do momento que você decidir se renovar. Pra começar é bom fazer anotações. A famosa lista de prioridades e obrigações. Para começar essas duas categorias já são suficientes.

Para colocar em prática esse agir diferente e cumprir as prioridades e obrigações, se pergunte primeiro se quer realmente mudar ou o que quer conseguir.

Não pense que isso é fácil. Na verdade se tomar essa decisão em alguns minutos, saiba que caiu numa armadilha. Essa decisão depende de fatores, entre eles estão a rotina, o seu nível de organização, de insistência e dedicação.

Por quanto tempo você tem determinação, foco e objetividade suficiente para levar adiante o seus objetivos e tentar os alcançar esse ano.

Se realmente se decidiu a renovação, se ligue nas dicas:

_Faça listas. Anote na agenda, no bloco de notas do seu computador. Encare o espaço em branco, isso é saudável e prático. Você tem a sua disposição 11 meses de prazo para finalizar o que anotar. Imagine você podendo começar e terminar algo. Muito legal isso, hein?

_Faça essas anotações em forma de escala. Defina metas. Você pode fazer qualquer coisa que quiser. Por isso, defina o que é mais fácil e o que é mais difícil de você conseguir. Você vai ficar animada e um pico de energia vai lhe impulsionar. Aproveite e anote mais ou menos quanto tempo vai levar para chegar ao resultado desejado. Assim fica mais fácil definir as prioridades.

_Planeje. Defina horários e dias específicos para trabalhar sua meta. Nem invente de se sobrecarregar desnecessariamente, apenas saia da zona de conforto, mas não fique o tempo todo pensando e avaliando sua meta. Assim vai ficar muito cansado mentalmente. Apenas se adeque a nova rotina e se programe.

_Separe a meta mensal da anual. As metas diárias vão manter você ativo e criativo. Procurando um jeito de cumprir melhor sua meta, e isso irá te animar o suficiente para que você continue definindo e cumprindo metas.

_Não pense muito sobre as suas metas, simplesmente comece. Nem pense em deixar para próxima semana, ou para depois, isso é uma armadilha terrível, não queira ser você e sua preguiça seus piores inimigos.

_Organize suas finanças. Pensar em dinheiro é importante nessa fase de organização e renovação. Muitas contas extras aparecem no início do ano, e não esqueça os impostos.

_Seus planos não precisam ser definitivos. Você pode mudar de ideia no meio do caminho. A vida está em constante mudança. Novas rotinas e tarefas no dia a dia podem te fazer mudar. Tente se presentear com recompensa a cada vez que avançar no seu objetivo. Que tal um dia diferente? Assim fica mais fácil seu cérebro aceitar essa nova rotina. Não pense nas metas de longo prazo, pense nas que você listou, e que são tarefas do dia.

_E se por acaso você falhar, saiba que é realmente difícil redefinir sua rotina, principalmente quando o resto do mundo já definiu seu ritmo. Nem invente de parar. Simplesmente é a hora do esforço maior. Redefina os objetivos e metas, e se planeje melhor para quebrar a rotina e começar um hábito novo. Você tem 11 meses pela frente. Janeiro foi só uma boa desculpa para começar algo novo. Portanto pense positivo.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *