Entrevistas

Lucas Noia está pronto para ajudar e vida que segue – Parte II

Lucas Felipe Noia

Lucas Felipe Noia, 27 anos, é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui formação em Assessoria Parlamentar pela Escola do Legislativo de Pernambuco, como também em Cerimonial no Ambiente Legislativo pelo Senado Federal. Além disso, tem larga vivências em campanhas políticas, e também é vice-presidente da Juventude do PSB de Pernambuco.

ValeriaeVoce: Como é dar viabilidade e visibilidade as coisas e causas que você acredita?

Lucas Noia: “Eu acho que se posicionar é uma obrigação do homem. Uma vida sem posicionamento é uma vida vazia, principalmente porque temos que construir um legado. E eu estou construindo o meu legado, todos os dias, pois quando eu não estiver mais entre meus familiares e amigos, quero que eles lembrem de mim pelo homem que fui, das causas que eu defendi e da minha história. E que as pessoas mais próximas de mim, tenham orgulho de dizer: “eu fui a mãe dele”, “eu fui o companheiro dele”, “eu fui o sobrinho dele”, “eu fui a prima dele”, e por aí vai. Então temos que ter posicionamento na vida, independente se ele é político, afetivo, em defesa de pensamentos e de causas importantes. Para mim, um homem sem posicionamento é um homem sem um leme, sem rumo”.

“E acredito estar cumprindo a missão de construir meu legado. Pelos lugares que já passei acredito estar construindo o meu legado. A prova disso são os testemunhos que eu ouvi e que recebo. Como por exemplo os que recebi quando as pessoas foram informadas do meu desligamento da Prefeitura de Gravatá. E eu recebi uma enxurrada de mensagens, ligações e abraços de inúmeras pessoas que trouxeram sua solidariedade para mim. E eu vi que, num curto espaço de tempo, vinte e dois meses – para ser exato, eu deixei uma história, um legado, por sempre manter a cordialidade, independente de não só com quem concordava com a gestão, mas com quem não concordava também. Acredito que devemos ouvir a crítica principalmente daqueles que discordam de nós, pois são a partir dessas discordâncias que podemos construir algo melhor. Então sempre mantive minhas portas abertas”.

“O trabalho com o deputado Waldemar Borges é bem mais fácil no sentido de que as posições que ele defende são as que eu acredito. Então é bem mais fácil prestar serviços quando se tem a mesma visibilidade. Além de que a convivência com ele sempre me ensina muito. Aliás, mas com todas as pessoas, instituições e segmentos que fazem parte do mandato. E isso me fez e faz ter um senso mais equilibrado, e a ver o mundo de uma forma mais justa, solidária, fraterna e principalmente mais humana”.

ValeriaeVoce: Nessa nova etapa da sua vida, você tem fome de quê?

Lucas Noia: “Minha fome eterna é de entregar o meu melhor e mudar a vida das pessoas, porque é isso que me realiza”.

ValeriaeVoce: Já que estamos falando de fome, qual sua fome de vida?

Lucas Noia: “De alcançar o que eu ainda não alcancei”.

ValeriaeVoce: E a fome profissional?

Lucas Noia: “Quem sabe Brasília? (risos). Eu costumo dizer que adoro os bastidores. E uma chance de estar nos bastidores do alto escalão, e poder estar ajudando as pessoas é algo maravilhoso para quem tem fome de mudar a vida das pessoas”.

ValeriaeVoce: Atualmente no circuito Recife/Gravatá/Bezerros, e depois da experiência no Poder Executivo, do que esse homem atualizado, viajado, que sabe curtir a vida nos mais diversos e variados horizontes tem vontade?

Lucas Noia: “Hoje a minha vontade é de me capacitar mais, pois graças a Deus sou muito privilegiado. Eu sempre compartilho esse pensamento com inúmeros amigos. Sempre fui de correr atrás. E quero usar esse “privilégio” para me capacitar mais e ser mais do que eu já fui e ser melhor do que eu pretendo ser”.

“É me capacitar, fazer mais cursos, conhecer mais gente e principalmente ter a oportunidade de ser sempre alguém melhor. Além das referências que elas tenham em mim, que elas possam contar comigo para outras coisas. E sempre ser melhor, essa é a minha vontade”.

ValeriaeVoce: Nessa trilogia de cidades (Recife/Gravatá/Bezerros) quem é Lucas Noia?

Lucas Noia: “Na vida pública você nunca é, você sempre está. Você só é quando passa em concurso público e se torna um servidor de carreira. E eu fui criado numa casa sem tom de voz alto, sem hierarquias, onde todo mundo era tratado por igual. E eu devo reproduzir isso porque isso foi e é bom na minha vida. Então em todo lugar que passei busco não impor a função que eu exerço naquele momento. E isso é o básico para quem entende que você não é, você está”.

“Posso usar como exemplo o dia 04 de outubro, que eu estava Chefe de Gabinete, e até o dia de hoje eu não quis impor ou exercer ou requerer nada por esta função. Só aquilo que me era justo, o respeito que eu deveria receber. E acima de tudo, a partir disso, tratar as pessoas de igual para igual. E quando havia um problema, chamava as partes e buscava resolver em pé de igualdade. E isso diz muito de quem eu sou. Um Lucas Noia equilibrado, que tenta ao máximo acertar e não é uma pessoa perfeita. Mas nas vinte e quatro horas que tenho do meu dia, eu tento as vinte e três horas e cinquenta e nove minutos dar o melhor, ser o melhor e acima de tudo ter a perspectiva que eu sempre posso melhorar”.

ValeriaeVoce: E sobre o atual governo do Brasil e Pernambuco, qual sua opinião?

Lucas Noia: “A eleição do presidente Lula trouxe para o país um novo momento. Nós passamos os últimos quatro anos num governo que tinha pouco diálogo com os segmentos e que só conversava com quem lhe convinha. E eu acho que a Democracia não é isso: a democracia é conversar com todos e tentar tirar o melhor para atender todas as pessoas. Eu acho que a volta do governo Lula traz esse novo tempo. Eu tenho esperança que esse governo resgate a dignidade e a autonomia do brasileiro, e a minha torcida maior para esse governo é que ele possa atender aquelas pessoas que estão na ponta da sociedade, na periferia, na marginalidade, que passam fome, que não tem emprego. E que se esse governo atender essa questão vai completar um ciclo muito importante, iniciado ainda em 2003”.

“E a questão do governo de Pernambuco, eu não vou negar que fiquei triste no primeiro turno, quando nosso candidato do PSB, Danilo Cabral, perdeu a disputa. Desde que me entendo por gente, sou PSB de carteirinha. Mas respeito muito a decisão do povo, que é soberana. Se o povo quer mudar, e expressou esse querer de forma legitimamente democrática, deve ser respeitada. Minha torcida é para que a gestão da governadora Raquel Lira e sua equipe dê certo, e que Pernambuco continue nos trilhos dos investimentos e dos avanços socioeconômicos que começaram ainda na gestão de Eduardo Campos, passando por Paulo Câmara.

Lucas Noia por Lucas Noia

“Tive o prazer enorme de participar da construção da gestão de Joselito Gomes. Eu costumava dizer que tinha passado ininterruptamente quase seis anos no Poder Legislativo, e lá aprendi centenas de coisas. Desde como ele funciona e para que serve como atendimento direto as pessoas, por ser o poder que está mais perto e representa as pessoas. O parlamento é a caixa de ressonância da sociedade, onde se constrói as melhorias públicas”.

“E vir para o outro lado, que é o Poder Executivo, Prefeitura de Gravatá, me deu a chance de ver de perto como as coisas funcionam. Tenho a plena convicção que, em muitas das ações do governo de Gravatá tem a minha digital. E das colaborações de muita gente também tem minha digital, por eu gostar de ficar subentendido. Então é algo do que me orgulho. O reconhecimento e a gratidão são primordiais nas relações profissionais, isso dá estímulo e vale mais do que um aumento salarial e muito benefícios”.

“E Lucas Noia está muito satisfeito com Lucas Noia, por ele ter entregado o seu melhor nos meses que passou à frente do gabinete do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes. Tem um apreço muito grande pela Câmara de Vereadores, que tem muitos vereadores como Cabritinha, Zé da Saúde, Nego Suíno, que sempre estiveram perto do gabinete enquanto Lucas esteve à frente, sendo também a voz do gabinete. Sou muito grato a eles”.

“E minha máxima gratidão a essa cidade. Quando comecei a trabalhar na prefeitura tinha um círculo pequeno de amigos, e hoje eu costumo dizer que se eu for de casa ao supermercado, sempre encontro pessoas que falam comigo e que temos alguma história a partir da prefeitura. Ou melhor ainda, eu me sinto satisfeito quando alguém vem me agradecer pelas tantas coisas boas feitas pelo gabinete”.

“Em especial pelas muitas obras importantes na área da saúde que foram entregues nos 22 meses que fiz parte da gestão. Pois a dedicação e a competência de Dr. Edson Sousa, Frailan Mota e Maria “da Saúde” Araújo foram exponenciais para que Gravatá passasse a viver um novo tempo na saúde. Entrega da UPA em menos de 1 ano, entrega de leitos de UTI, Clínica da Mulher, reforma de PSFs, a reforma do Hospital Municipal – quando deixaram a licitação pronta para publicação… Muitas obras que elevaram a qualidade na saúde pública, inaugurando um novo modelo reconhecido pelos gravataenses. Com muito carinho, ficaram conhecidos como o “Trio da Saúde” e, testemunhalmente, sei que são muitas as pessoas que ficaram satisfeitas com o trabalho realizado por eles. Tenho muito orgulho em ter servido a esta cidade no mesmo período que eles”.

E esse cara que já mudou, muda e vai continuar mudando a vida das pessoas, tem escrito exclusivamente para ele, o “CORDEL PARA LUCAS NOIA” por Pablo Borges, herdeiro intelectual do mestre J. Borges. O qual o blog valeriaevoce ganhou um.

Lucas Noia está pronto para ajudar e vida que segue – Parte I


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *