Noite de quinta-feira (17), com a frente do Memorial de Gravatá recheado com o coletivo de mulheres e homens, adultos e crianças, comemorando a experiência única, da segunda edição do Sarau Julho das Pretas.

O Sarau das Pretas foi abrilhantado pela secretária da Mulher Ester Gomes, reforçando a identidade e protagonismo das mulheres pretas, apresentando e agradecendo por presenças e parcerias. E com uma reflexão que levou o público a vivenciar e animar a noite em homenagem “as pretas”.
O microfone da noite especial da quinta (18), em alusão ao dia 25 de julho, dia que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, foi aberto para todos. Mas o espaço de fala foi feminino.
O evento marcado por apresentações de música da cantora Andréa Santos, da poesia de Mozart Oliveira, capoeira de N’golo Capoeira Mestre Dionísio e maracatu do Maracatu Sol Brilhante. Mostrou sua força com o encontro de biografias para a entrega do Prêmio Resistência Mulher Negra a Cida da Mata do Coqueiro, representando o segmento da agricultura; Macione Baroni, no segmento social; Mãe Cleide, representando as religiões de matriz africana; e a professora Iris Barbosa, no segmento educação.
Ester Gomes, secretária da mulher de Gravatá, organizou o evento e disse: “Para a gente é uma satisfação promover mais uma edição do Julho das Pretas, porque é onde nós também temos a oportunidade de fazer um resgate histórico, cultural das ancestralidades, de mostrar a força da mulher negra, sobretudo onde historicamente tantos direitos foram violados, retirados, o que hoje ainda acontece, porém a gente vem numa caminhada desafiadora, mas também com resultados que de alguma forma nos acalanta o coração. Mulheres ao longo da caminhada tombaram, mulheres negras, para que hoje pudéssemos estar aqui dando ênfase a essa data tão importante. Essa noite foi preparada com muito empenho para que nós pudéssemos conclamar em torno da importância da mulher negra com a sua força, coragem, perseverança na nossa sociedade”.
Confira fotos do evento:




































Publicidade