Notícias

Prefeitura de Gravatá e IDESHPE firmam parceria e estão ofertando 160 exames de mamografia dias 24 e 25 de março

Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, Paulo Portela, representante dos municípios pelo IDESHPE, Maria Araújo, secretária executiva da Saúde, Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, José Edson, Secretário de Saúde, Frailan Mota, secretário executivo da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá e o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE) firmaram parceria e estão realizando exames de mamografia em mulheres do município que estão na faixa de 50 a 69 anos de idade ou fora dessa faixa, mas que apresentam alguma alteração de mama ou histórico familiar.

A ação está acontecendo no Parque da Cidade, na Unidade Móvel de Mamografia Digital –  Amigo do Peito, desde às 8h, e vai até às 17h desta quinta (24), e amanhã (25), sexta-feira, das 8h às 17h, mais exames de mamografia serão realizados.

Para ter acesso a rodada dos 160 exames de mamografia que serão realizados, é necessário:

Está na faixa de 50 a 69 anos de idade;
Fora dessa faixa, apresentar alguma alteração de mama ou histórico familiar;
Buscar a Unidade Básica de Saúde – UBS do seu bairr

Enquanto as mulheres aguardam sua vez para realizar o exame de mamografias, podem fazer o teste contra a Covid-19 e se vacinar, teste de glicose, aferir a pressão arterial e ainda ganhar brindes, como necessaire com máscara e álcool em gel, e boné. E após realizar o exame podem lanchar.

Ainda que seja um assunto amplamente abordado, com campanhas de prevenção como Outubro Rosa, a câncer de mama ainda atinge muitas mulheres que deixam de realizar os exames preventivos.

E contribuindo com o tratamento precoce e aumentando as chances de cura, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE), vai contemplar cerca de 300 mulheres gravataenses ao longo deste ano.

Se você quer realizar sua mamografia de forma humanizada e com profissionais altamente qualificados. A próxima data estimada para essa ação será em 29 e 30 de julho, busque maiores informações na UBS do seu bairro

Vale lembrar que a parceria para realização das mamografias, é iniciativa sem nenhum custo do Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE). E quem coordena a realização das mamografias no caminhão – Unidade Móvel de Mamografia Digital –  Amigo do Peito, na data agendada é o município.

V&Vc: O autoexame pode substituir o exame de mamografia?

José Edson, Secretário de Saúde de Gravatá

José Edson, Secretário de Saúde de Gravatá: O autoexame é somente o primeiro passo para a prevenção do câncer de mama e de outras doenças. Ele não pode substituir o exame de mamografia, que ajuda no exame clínico, permitindo uma avaliação e diagnóstico detalhado.

V&Vc: O exame de mamografia precisa de algum preparo?

Paulo Portela, representante dos municípios pelo IDESHPE

Paulo Portela, representante dos municípios pelo IDESHPE: Para realizar a mamografia digital não são necessários grandes preparos. O ideal é que a mulher realize o agendamento do exame alguns dias após a menstruação. Dessa maneira, é possível evitar desconforto e sensibilidade nas mamas. Além disso, a mulher deve evitar o uso de desodorante, cremes ou talco na região das mamas e axilas. Essas substâncias podem interferir no resultado do exame.

V&Vc: O que significa a realização desses exames para a saúde do município?

Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária da Saúde

Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde: A realização desses exames é uma estratégia de captação e resposta das demandas encontradas durante a ação do Outubro Rosa. Onde foram identificadas cerca de 300 mulheres com lesão ou alteração na mama e neste momento elas estão sendo contempladas com as mamografias. Estima-se que a cada três meses seja realizada uma rodada de mamografia com quase 200 mulheres contempladas.  É um cuidar da saúde de todas as mulheres com qualidade e humanização, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação sem que tenham que sair do seu município.

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, esteve presente nessa ação. “É uma ação que salva vidas. 80 mulheres estarão realizando o exame hoje, amanhã mais 80, de modo que estaremos totalizando 160 exames. No meio do ano teremos mais uma ação e no mês de setembro outra. Nosso desejo é zerar a fila de espera, e para que isso aconteça, estaremos trazendo mulheres da zona rural para fazer o seu exame. O importante é que essa ação possa ser continuada e, assim sendo, estamos mais uma vez confirmando o nosso compromisso com as pessoas”, disse.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *