Notícias

Prefeitura de Gravatá prioriza a primeira infância com abertura da “Semana Municipal do Bebê 2022”

A Prefeitura de Gravatá afirmou a responsabilidade, o compromisso e garantiu o desenvolvimento de ações com a primeira infância, na manhã desta segunda-feira, 05 de dezembro, com a abertura da Semana Municipal do Bebê 2022.

A solenidade com o tema “Compromisso com a Primeira Infância: os cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida”, aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde. Foi realizada pela Prefeitura de Gravatá, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude, de Saúde, de Educação e pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), que vão atuar durante toda semana e articular ações de forma integrada, capaz de responder com eficácia o atendimento às crianças da primeira infância.

A participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, é fundamental, já que a sua função é renovar os registros das entidades de atendimento de crianças e adolescentes, deliberar sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, promover e divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

A Semana Municipal do Bebê 2022, que acontece de 05 a 09 de dezembro, tem uma programação diversificada, com foco em ações sobre os cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e a importância da família para o desenvolvimento infantil. E é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância em Gravatá.

Seu objetivo é fortalecer os programas de proteção e de atenção básica à primeira infância – seis primeiros anos de vida da criança – do município e contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, gerando informações e realizando ações que cooperem para segurança, saúde, alimentação, convívio social e familiar, educação e desenvolvimento da primeira infância.

Tem em sua programação, estratégias de mobilização social durante toda a Semana do Bebê. E conta com o apoio de parceiros dos setores público para fortalecer as iniciativas realizadas no município. Entre elas, atividades de amamentação, aleitamento materno exclusivo, alimentação saudável, introdução alimentar, bem como ações voltadas à retirada de registros de nascimento, à motivação e atualização da vacina e estimulação precoce de crianças com deficiência.

A Semana do Bebê é uma das ações previstas no calendário do município de Gravatá, para certificação em 2024 com o Selo UNICEF. E assim, os maiores beneficiados, crianças e adolescentes, poderem contar com políticas públicas de qualidade garantindo seus direitos, atendimento as necessidades básicas e oportunidades para que alcancem seu pleno potencial.

Secretário de Saúde, Laércio Lemos

Para o secretário de Saúde, Laércio Lemos, a Semana do Bebê prioriza a responsabilidade do prefeito Joselito Gomes: “Estando o prefeito aqui para fazer a abertura da semana, uma mensagem é passada para todas as pessoas que compõem a equipe da Prefeitura Municipal de Gravatá, sobre a importância que é o trabalho com a Primeira Infância do município. Tanto no benefício da busca de reconhecimento via Selo Unicef, como pelo próprio trabalho em si da ação junto com as crianças. Então, essa é a mensagem forte que o prefeito passa para toda a sua equipe e população de Gravatá: que existe uma prioridade muito grande para tratar da primeira infância”. 

Secretária de Educação, Ninha Professora

A secretária de Educação, Ninha Professora, comentou sobre conhecimento agregado na área de educação: “Estamos numa semana especial, que é a Semana do Bebê, e a Secretaria de Educação não podia estar de fora e nós estaremos, essa semana, com palestra na creche do Caic e creche Tia Ceiça, ensinando as mães e mostrando a importância da alimentação saudável para as crianças e do aleitamento materno. Não seria diferente o cuidado com as pessoas, o compromisso com as pessoas do nosso governo e essa semana será muito importante para educação também”. 

Secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado

Viviane Salgado, secretária executiva de Assistência Social e Juventude, fala sobre a importância da execução da secretaria nessa ação: “A Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá está imbuída, nesse momento, da Semana do Bebê para que a gente possa fortalecer a primeira infância no município de Gravatá. Já desenvolvemos algumas ações em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação, junto com o Programa Criança Feliz e todas as equipes do CRAS do nosso município”.

Prefeito Joselito Gomes

O Prefeito Joselito Gomes comenta sobre o cuidado com a primeira infância do município de Gravatá: “Hoje, aqui na Secretaria Municipal de Saúde, estamos dando início à Semana Municipal do Bebê. As Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, através de programas como o Mãe Coruja, Criança Feliz, Nuca, através de todo um esforço que está sendo feito para que nossas crianças estejam em dia com seu ciclo vacinal, alimentação, aleitamento materno, ou seja, o cuidado que deve ter com a mãe e também com o filho. É esse esforço que a gestão vem fazendo, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

Em Gravatá, a comissão Intersetorial nomeada pelo prefeito Joselito Gomes como articuladora para certificação do Selo UNICEF, é composta por:

Articulador Municipal – Irmã Veluzia

Mobilizador da Saúde – Leonardo Lima

Mobilizador da Educação – Fabiana

Mobilizador Social – Gleizy Gueiros

Mobilizador do NUCA – Artur Felipe

A Semana do Bebê 2022, iniciou sua programação após sua abertura e intervalo para coffee break, com palestra Magna com o tema “Compromisso com a primeira infância: Os cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida”, da Drª Marcella Caroline, gerente de Políticas e Programas da Atenção Básica do Município de Caruaru/PE.

E durante toda semana, uma programação desenvolvida com profissionais de saúde de Gravatá, mães e gestantes referenciadas pelos CRAS, sobretudo aquelas inseridas no Programa Criança Feliz, além de mães usuárias das creches municipais, com rodas de diálogo e trabalho de conscientização. 

Além de uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde sobre diagnóstico e estimulação precoce para crianças com deficiência, ministrada por profissionais do SERC – Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança.

Confira abaixo, fotos realizadas na abertura da Semana Municipal do Bebê.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *