Notícias

Prefeitura de Gravatá realiza ações de prevenção e combate ao coronavírus em vários setores e mantém população informada

Na live realizada na segunda-feira (27 de julho), na Prefeitura de Gravatá, mais uma vez foi reconhecido o avanço do coronavírus no município, apesar dos decretos, medidas, protocolos e ações de prevenção á disseminação e combate à Covid-19 que contemplaram secretarias e serviços essenciais no município antes mesmo da confirmação do primeiro caso.

Para o prefeito Joaquim Neto, o município articulou e se mantém em trabalho integrado no enfrentamento ao coronavírus desde o reconhecimento da chegada da pandemia a Pernambuco.

“Apesar desse trabalho que já vem sendo realizado para minimizar os efeitos do coronavírus, o momento é muito desafiador devido ao crescente número de infectados no município. Porém, a partir do momento que a gestão pública e população somam esforços e cumprem as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) com base em números e na ciência, e no que o município vem fazendo na prevenção e combate ao coronavírus, a cidade de Gravatá vai enfrentar e superar tudo da melhor maneira possível”.

A Prefeitura de Gravatá, por meio das secretarias, vem realizando serviços essenciais e fundamentais a população, para evitar doenças que também acontecem nesta época do ano, como é o caso de dengue.

Equipes contratadas de empresas terceirizadas seguem recebendo orientações sobre os cuidados e formas de prevenção à Covid-19, para que os trabalhadores utilizem equipamentos de proteção individual durante a continuidade dos trabalhos das obras e ações, de acordo com a necessidade do serviço.

Dentre as medidas voltadas aos servidores e população, destacam-se:

– A distribuição diária de máscaras respiratórias.

– Instalação de pias comunitárias para higiene.

– Interrupção do atendimento presencial em cumprimento ao decreto municipal.

– Os atendimentos essenciais da prefeitura estão sendo realizados online.

– Cumprindo decreto estadual, os serviços de bares, cafés, restaurantes e lanchonetes são mantidos apenas de forma delivery e/ou drive thru.

– Locais que descumprem o exposto em decreto estão sujeitos a interdição imediata das suas atividades.

– Mudanças necessárias ao cenário da pandemia vem sendo realizadas de forma preventiva, administrativa e operacional, para garantir a proteção da saúde pública, dos colaboradores e prevenir a expansão do vírus.

– Ações de segurança sanitária são realizadas por agentes de limpeza urbana, em cumprimento dos protocolos de higiene.

– Reforço na comunicação de informações essenciais, orientando toda população diariamente sobre o coronavírus.

– O descarte do resíduo domiciliar permanece sendo feito regularmente e coletores de lixo foram orientados a reforçar a proteção com resíduos, evitando como sempre, possíveis contaminações de qualquer natureza.

– Apenas feira livre de verduras e frutas seguem funcionando com dias e horários estabelecidos em decreto por se tratar de ambiente com grande circulação de pessoas, com medidas de proteção adotadas.

A conscientização de empresários, ambulantes e comerciantes de atividades que ainda não foram liberadas é de suma importância. Porque o município quer seus estabelecimentos e atividades em pleno funcionamento e toda população saudável. Por isso, ações vem sendo coordenadas em combate ao coronavírus, para um retorno geral seguro e continuo.

Na Educação as aulas na Rede Municipal de Ensino foram suspensas, porém diversas ações vêm acontecendo em benefício aos estudantes das unidades escolares da zona urbana e rural. E ainda essa semana a Secretaria Municipal de Educação, que já mantém os alunos estudando via online, recebendo bolsa merenda e kits didáticos um durante a suspensão das aulas, apresentará novas ações.

Clique em “EDUCAÇÃO CONECTADA COM O ALUNO” e tenha acesso à plataforma online das videoaulas.

A Vigilância Sanitária segue com orientação em diversos segmentos e a população em geral sobre as ações de prevenção de riscos à saúde que auxiliam no combate ao coronavírus. Além de boletins informativos com recomendações para estabelecimentos de alimentos, saúde, delivery, entre outros. E diariamente o Boletim Covid-19 com os dados oficiais do novo coronavírus da cidade de Gravatá.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *