Agenda

Premiado em festivais, “Frevo Michiles” estreia no Cine Sesc Caruaru

  • Aclamado pela crítica especializada, o documentário do diretor Helder Lopes sobre o compositor pernambucano Jota Michiles estreia em Fortaleza no dia 20 de fevereiro;
  • Longa-metragem esquadrinhou a trajetória musical e pessoal do artista;

Caruaru, 13 de fevereiro de 2025 – Após ser exibido em diversos festivais de cinema e acumular prêmios, o longa-metragem Frevo Michiles, dirigido por Helder Lopes, estreia nos cinemas este mês. Vencedor dos prêmios de melhor trilha sonora e premiado pela crítica da Abraccine como melhor longa-metragem no Cine PE 2023, o documentário celebra a vida e a obra do compositor pernambucano Jota Michiles, Patrimônio Vivo de Pernambuco e um dos maiores nomes do frevo. No dia 19 de fevereiro, haverá uma sessão especial no Cine Sesc Caruaru, às 19h30, com a presença do compositor Jota Michiles e do diretor Helder Lopes. O filme também será exibido em salas do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Maceió, Aracaju e Garanhuns. A expectativa é que o filme seja distribuído para cinemas de todo o Brasil. 

Com a chegada do documentário à tela grande, o público poderá conhecer de perto o legado do compositor pernambucano Jota Michiles, que tem sua música reverenciada por artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues.

Autor de composições que marcaram gerações e celebram a alegria, resistência e identidade, Michiles mostra no filme a força do frevo e o diretor, Helder Lopes, faz um convite a enxergar o mundo por meio da perspectiva poética e carnavalizada do compositor, à frente de sucessos como “Recife manhã de sol”, “Bom demais”, “Diabo louro” e “Me segura que senão eu caio”. 

Produzido por Kika Latache, da Vilarejo Filmes, que tem a Visiom como co-produção, o documentário investiga o universo musical de Michiles de forma intimista. O diretor Helder Lopes esquadrinhou a trajetória musical e pessoal do artista. Vivenciou não só o fluxo criativo, como o dia a dia com a família, os filhos e netos. 

Segundo Helder, o filme tem a intenção de mostrar ao público a mente criativa de Jota Michiles e esmiuçar a originalidade das suas composições. “Nos últimos anos, tive o privilégio de conviver com Jota Michiles e pude observar de perto a singularidade de seu pensamento e modos de se expressar. A obra de Michiles não é apenas um reflexo de sua originalidade, mas uma reinvenção do próprio frevo, a ponto de se criar um novo subgênero dentro desse gênero tão rico. Como diz Spok: ‘O frevo existia antes dele, mas dele para frente, o frevo é outro.’”

SERVIÇO:
Filme: Frevo Michiles
Estreia: 13 de fevereiro

EM CARTAZ

Recife (PE)

  • Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Casa Forte
  • Cinema São Luiz

Maceió (AL)

  • Cine Arte Pajuçara

Aracaju (SE)

  • Cine Vitória

Fortaleza (CE)

  • Cinema do Dragão 

SESSÕES ESPECIAIS 

  • 16/02, às 16h – Cine São Luiz (Recife), com presença do diretor e Jota Michiles. 
  • 18/02, às 19h30 – Cine Arte Pajuçara (Maceió), com venda de ingressos e presença do diretor, Helder Lopes, e de Jota Michiles. 
  • 18/02, às 20h – Cine LT3 (São Paulo). Sessão única e gratuita.
  • 19/02, às 19h30 – Cine Sesc (Caruaru). Sessão única e gratuita, com a presença do diretor, Helder Lopes. 
  • 20/02, às 19h – Cine Sesc (Garanhuns). Sessão única e gratuita com a presença do diretor, Helder Lopes, e Jota Michiles.

Sobre o diretor:

Helder Lopes é documentarista do Recife cujo trabalho tem se concentrado na pesquisa sobre grandes nomes da cultura brasileira, em especial os compositores da música popular. “Onildo Almeida: groove man” (2017) e “Pipoca Moderna” (2019), ambientados entre o agreste e o sertão pernambucanos, tornaram-se referências na filmografia recente sobre ritmos nordestinos como baião e as matizes do forró. Em “Frevo Michiles” (2023) é o frevo pernambucano e o seu principal compositor vivo que são investigados e apresentados ao público. Helder tem formação em Letras e Jornalismo, dirigiu longas, médias, telefilmes e curtas metragens.

Ficha técnica: 

Direção: Helder Lopes
Produção: Kika Latache (Vilarejo Filmes)
Produtora associada: Lívia de Melo (Vilarejo Filmes)
Direção de Fotografia: Marcelo Lacerda
Som Direto: Moabe Filho (Comota)
Roteiro: Helder Lopes e Paulo de Sá Vieira
Pesquisa: Amilcar Bezerra e Luis Ribeiro
Edição: Paulo de Sá Vieira e Bruno Franco
Supervisão de Pós: Carlos de Andrade (Visom Digital)
Colorização: André Tavares
Edição de áudio: Gelson Jr. Santana
Mixagem: Guido Pera
Coordenação de Produção: Amanda Guimarães
Assistente de fotografia e logger: Henrique Lapa
Produção de distribuição: Laura Pimentel
Participações: Jota Michiles; Alceu Valença; Getúlio Cavalcanti Maestro Spok
Maestro Edson Rodrigues

Trailer Frevo Michiles:
https://youtu.be/c-P-J08DNDc

Assessoria de Imprensa:
Marcela Balbino
Agência Anunciação
(81) 99481-7347

Simone Graf
(81) 99701-8762


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *