
Na terça-feira (22), a governadora de Pernambuco Raquel Lyra, o prefeito de Gravatá Joselito Gomes e a vice-governadora Priscila Krause, inauguraram a segunda unidade no município da Cozinha Comunitária, fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Juventude e Governo do Estado, que integra o Programa Bom Prato, iniciativa que atende pessoas em vulnerabilidade social, garantindo gratuitamente refeições diárias, no combate à fome e insegurança alimentar.
O segundo equipamento desse tipo no município mostra a força e a positividade da parceria da Prefeitura de Gravatá com o Governo do Estado. Que já vem se manifestando através de iniciativas e otimização de recursos para realizar e ampliar projetos, eventos e ações, beneficiando a população gravataense.
Com a entrega da segunda unidade do equipamento do Programa Bom Prato à Secretaria de Assistência Social e Juventude, Cozinha Comunitária Dom Bosco. A secretária da pasta Viviane Salgado, explica que “A entrega dessa unidade beneficiará e fortalecerá a segurança alimentar de forma digna da comunidade do Alpes Suíço, com refeições nutritivas e de qualidade. Ela vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e conta com uma equipe composta por coordenador, nutricionista, cozinheira, auxiliar de cozinha, copeira e profissional de serviços gerais”.
“As 200 refeições diárias serão oferecidas gratuitamente à indivíduos ou famílias que não têm acesso regular e permanente a alimentos suficientes, e que estão previamente cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município. Esses equipamentos públicos serão os responsáveis por identificar e encaminhar os cidadãos que necessitam de apoio alimentar”, concluiu Viviane Salgado.

Durante a cerimônia de inauguração que aconteceu na Rua Prof. Elizabete Chaves, 29, no bairro Alpes Suíço, à frente da 196ª Cozinha Comunitária do Programa Bom Prato. O secretário de Assistência Social, Carlos Braga, ressaltou que as cozinhas funcionam com gestão das prefeituras e apoio técnico da Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF/SAS). E o público atendido vai receber apoio nutricional e psicossocial pelos CRAS e CREAS.

A governadora Raquel Lyra não apenas conheceu as novas instalações da unidade e descerrou a placa de inauguração, mas compartilhou com famílias beneficiárias e público presentes que “Eu estou muito feliz de estar aqui em Gravatá, no meu Agreste, para ajudar a matar a fome de quem tem. Hoje a gente inaugura a cozinha comunitária de número 196, a segunda de Gravatá. Estamos aqui para cuidar de gente, e o melhor de tudo é aquecer o coração das pessoas que não sabiam o que iam comer na próxima refeição. Aqui teremos 200 pessoas beneficiadas, que se somam a mais de 400 que já estão sendo servidas pela outra cozinha comunitária do município por meio do Programa Bom Prato”.

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, ressaltou o compromisso da gestão municipal com os moradores da cidade. “Mais uma cozinha comunitária para Gravatá significa dizer que estamos ampliando esse atendimento que já é feito em Gravatá, onde em torno de três mil refeições estão sendo servidas e com a segunda cozinha esse número será ampliado, mais pessoas estarão sendo atendidas. Uma boa refeição com os nutrientes necessários, um cardápio variado para que assim as pessoas tenham qualidade de vida também quando são bem alimentadas. Então, eu parabenizo o Governo do Estado na pessoa da governadora Raquel e toda sua equipe porque contempla Gravatá com esta Cozinha Comunitária Dom Bosco”.

Na mesma solenidade, a governadora Raquel Lyra também assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Gravatá dentro do Programa Caminhos da Gestão, que visa promover a profissionalização da gestão municipal a partir da oferta de capacitação em diversas áreas da gestão pública para servidores municipais. O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE) e pela Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), vinculada à Secretaria de Administração, e realizado em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Participaram da solenidade a vice-governadora Priscila Krause, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado, o prefeito de Passira, Severino Silvestre, secretários municipais, coordenadores e diretores de autarquias municipais, assim como os representantes do Poder Legislativo de Gravatá, os vereadores Adeildo do Abacaxi, Antônio da Limeira, Gil de Uruçu-Mirim, Maria Vilar e Régis da Compesa, além de diversas outras lideranças políticas da região.

















































Publicidade