Dicas

Saiba como cuidar dos sapatos, roupas, acessórios, cabelos e barba para não levar para casa o Coronavírus

Neste momento, uma das medidas mais eficazes e mais recomendadas para evitar a propagação do novo coronavírus é isolamento social. Mas nem sempre é possível cumprir essa recomendação, e por vezes, se torna necessário sair de casa para trabalhar em serviços essenciais ou para ir aos supermercados fazer compras para repor o que falta na dispensa, por exemplo.

NÃO CUSTA REFORÇAR QUE, AO SAIR DE CASA, O MELHOR É TER UM FRASQUINHO DE ÁLCOOL EM GEL OU A 70% NA BOLSA.

E seja qual for o motivo que justifique sair de casa, o fato é que você precisa de cuidados essenciais na hora de voltar pra casa. Porque você pode estar levando para dentro de casa o coronavírus, e infectando familiares.

E para manter o ambiente doméstico livre do vírus, após ter saído de casa, é preciso adotar medidas de higienização e cuidados com os sapatos, roupas, objetos, cabelos e barba.

_ ENTRE SEM SAPATOS

Eles podem servir como meios de transporte para o vírus. Jamais circule dentro de casa com eles. De preferência separe um par para essas voltinhas. Se for utilizar de novo num momento próximo, deixe numa sapateira na entrada da casa e entre de meias ou descalço. Se não for utilizar tão cedo, entre com eles nas mãos,

_ TIRE AS ROUPAS E TOME BANHO

O ideal seria separar conjunto de roupas para sair e outros para ficar usando em casa. Ao chegar da rua, é preciso tirar as roupas e colocar de imediato  num cesto separado das outras. Porém se você desconfiar que teve contato com pessoa “possivelmente infectada”, a sua roupa deve ser lavada imediatamente.

Depois de lavadas, não tem problema juntar as roupas. Durante a lavagem das roupas, a dupla água e sabão inativam no vírus.

A água reduz a concentração de partículas virais e o processo de secagem ao sol, contribui para eliminar o vírus, caso ainda tenha ficado algum.

Porém, antes de tomar banho, evite colocar as mãos no rosto, móveis e paredes de casa.

Mulheres e homens tomem um belo banho, com bastante água e sabão nas mãos.

_ MULHERES LAVEM BEM OS CABELOS E HOMENS CUIDEM DA SUA BARBA

Momento Shampoo

  1. Molhe abundantemente os cabelos;
  2. Coloque uma pequena quantidade de shampoo na palma das mãos e espalhe bem;
  3. Comece a aplicação pela nuca, depois espalhe pelas laterais e por fim no alto da cabeça. Essa dica é importante, pois quando estamos embaixo do chuveiro temos a tendência de aplicar o shampoo sempre ao contrário;
  4. O importante é massagear com as pontas dos dedos todo o couro cabeludo e depois trazer o produto para o meio e pontas;
  5. Enxague em abundância e repita a operação (o correto para uma ótima assepsia é aplicar duas vezes o shampoo nos cabelos).

Momento Tratamento (Condicionador/Máscara/Ampola)

  1. Depois de retirar bem o shampoo, retire o excesso de água com uma toalha;
  2. Aplique o tratamento no meio e pontas, sempre no sentido do crescimento dos cabelos;
  3. Com auxílio de um pente de dentes largos, alinhe os cabelos;
  4. Deixe um tempo de pausa conforme recomendação do produto; em caso de condicionadores e ampolas, por exemplo, basta aplicar e, com uma breve massagem, você já vai sentir seus cabelos altamente condicionados. Já com as máscaras, você pode seguir um tempo de ação determinado pelo fabricante;
  5. Após o tempo de pausa, remova totalmente o tratamento dos cabelos.

Momento Leave-in

  1. Remova totalmente a umidade dos cabelos com uma toalha. Se tiver cabelos compridos, não friccione a toalha nele, apenas tire a umidade envolvendo os fios com toda a toalha;
  2. Aplique uma quantidade de leave-in que atenda a melhor necessidade dos seus cabelos;
  3. Alinhe os fios com ajuda de um pente de dentes largos (em caso de cabelos compridos sempre começar a desembaraçar pelas pontas, depois meio e alto);
  4. Proceda com o secador ou deixe os cabelos secarem naturalmente.

E os homens cuidem da sua barba, pois ela virou vilã, mas só àquelas que não são aparadas e se transformam em focos de contágio, por poderem alojar nos pelos gotículas contaminadas.

Não há nenhum estudo científico que mostre que a barba propícia acúmulo de gotículas. Mas é preciso ter bom senso: se uma pessoa com barba espirrar, o ideal é fazer a limpeza imediatamente.

Eu concordo que será muito estranho tirar a barba depois de anos sem passar a navalha no rosto, mas se vai te ajudar a não ser contaminado pelo coronavírus, vale mais que a pena.Além do mais a máscara de prevenção, com a barba, não se adapta e perde a aderência.

Porém, os homens devem reforçar a limpeza constante das mãos e do rosto para não se contaminar, independente se tem barba ou não.

E se tiver barba e optar por mantê-la, evite ficar passando a mão nela o tempo todo.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *