Dicas

Saiba mais sobre proteção do telhado e infiltrações no período de chuvas, com o Mestre de Obras Dimas

As chuvas deixam todos preocupados com os vazamentos no telhado. É necessário realizar a manutenção preventiva das telhas e limpeza das calhas para não ser vítima das goteiras.

A estrutura das telhas é que determinam o tempo de duração dos telhados. A troca de telhas só precisa ser realizada quando houver necessidade. Em geral, as goteiras anunciam telhas rachadas ou quebradas. Merecem atenção: o desgaste da estrutura seja ela de madeira ou metálica, os pontos de ancoragem a estrutura, o encaixe e alinhamento das telhas.

Porém, antes de você mesmo iniciar a manutenção preventiva do telhado, tenha muita atenção:

  • Se você não se sente confortável em alturas, não invente de fazer a limpeza. Chame um profissional;
  • Não faça a limpeza em dias chuvosos, para evitar escorregões e choques elétricos;
  • Utilize calçados apropriados e antiderrapantes, jamais tênis de cadarço ou sandálias;
  • Observe se o acesso ao telhado traz riscos com eletricidade;
  • Olhe se a calha está com problemas, pois isso pode ocasionar o escoamento da água pelas paredes;
  • Se a calha estiver vazando, um Calheiro pode selar as pequenas frestas com silicone veda calha;
  • O telhado protege o madeiramento que o escora. A água da chuva pode apodrecê-lo;
  • Utilize escada com degraus em bom estado;

 

INFILTRAÇÃO

Ela pode aparecer em qualquer ambiente de um imóvel. No geral, surge com mais frequência nas “áreas molhadas”, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Mas, há infiltrações causadas pela má instalação de portas e janelas, ou ainda a instalação incorreta de tubos e conexões. A umidade pode surgir em paredes e pisos por decorrência de vazamentos, impermeabilização indevida em bases e paredes expostas a chuvas ou em qualquer parede em decorrência de vazamentos, ou no piso por falta de assentamento incorreto de revestimento e pedras.

Vale salientar que o uso com descuido de furadeiras na instalação de móveis ou eletrodomésticos podem causar infiltrações.

As infiltrações em uma casa, além de comprometer a estrutura das paredes ou pisos, afetam a saúde dos moradores causando crises respiratórias, principalmente em crianças. Ao ver ou identificar alguma tinta destacando, parede apresentando mofo ou manchas de água, chame logo um profissional.

Dá para resolver problemas de infiltração sim. Busque um profissional qualificado para detectar a causa e realizar reparo o mais rápido possível.

Problemas referentes à ação da umidade estão presentes em todas as fases de uma edificação.  A manutenção periódica mantém a qualidade e a durabilidade da construção.

Bate papo com o Mestre de Obras Dimas Camilo.

Contato:


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *