Notícias

Se você perdeu o paladar e olfato após ter Covid-19, saiba se ele pode voltar

Desde que foi definido, que além dos sinais de febre, tosse seca, a perda do paladar e olfato, como outros sintomas são causados pela covid-19. Que me sinto aliviada quando acordo pela manhã e sinto cheiro e o gosto do café.

Mas, eu conheço várias pessoas que perderam o olfato, e que seu perfumado favorito passou a ser um odor incomum. E muitas coisas de repente, passaram a ter um cheiro estranho ou distorcido.

O cheiro não é o sentido no mundo real, com certeza. Sei disso de cor e salteado. Eu passei por um bom tempo com uma distorção de olfato, que ocorre quando as células receptoras do nariz não detectam e traduzem os odores para o cérebro de maneira adequada, me explicou um médico que cuidou de mim quando sofri traumatismo craniano. Ele me disse que se chama de parosmia.

E a parosmia está associada a uma perda completa de olfato e do paladar, chamada anosmia, que se tornou um sinal característico de infecções leves a moderadas por Covid-19.

Aí fiquei curiosa. E quis saber um pouco mais desse sinal da Covid-19. Graças a Deus, posso detectar cheiros e sentir sabores.

Mas se você apresenta esses sinais, de parosmia/anosmia, saiba que a recuperação é lenta. Porém, o cérebro voltar a disparar sinais para você voltar a sentir cheiros novamente, só não posso afirmar se com a mesma intensidade que antes.

Pelos estudos que li, no caso de quem perdeu o paladar e olfato com Covid-19, os pesquisadores dos Hospitais Universitários de Estrasburgo, na França, dizem que a capacidade de sentir cheiros vai ser recuperada.

Dos pacientes envolvidos em estudo, dois não recuperaram totalmente e um é incapaz de sentir odores de forma normal. Muitas das pessoas que haviam recuperado a função olfativa avaliada por um teste objetivo de olfato continuaram a acreditar que seu paladar e olfato estavam reduzidos.

Um sinal precoce de Covid-19

O sintoma incomum de perda do olfato foi descoberto relativamente no início da pandemia. Estudos descobriram que a perda de cheiro pode ocorrer em 40% a 68% dos casos de Covid-19, na maioria das vezes aparecendo em casos leves a moderados, e atinge mais mulheres do que homens.

A capacidade de detectar sabores doces e amargos foi particularmente prejudicada em pacientes com Covid-19 quando comparada à deficiência em pacientes com resfriado comum.

Dá para verificar o olfato em casa?

Sim, existem várias maneiras de testar com precisão seu olfato em casa, dizem os especialistas. Faça o teste com uma jujuba:

“Você pega uma jujuba em uma das mãos e, com a outra, segura o nariz com força para não sentir nenhum fluxo de ar. Coloca a balinha na boca e mastiga. Digamos que seja uma bala com sabor de frutas: se você sentir o sabor mais a doçura da bala, saberá que está sentindo o gosto”

.”Então, enquanto ainda está mastigando, solte as narinas de repente. Se você tiver com o olfato funcionando, de repente sentirá todos os odores e dirá ‘Oh! Isso é uma goma de limão’! É de cereja.’ É realmente uma resposta muito intensa, rápida, do tipo ‘Uau’ “, entendeu?

“Se você puder ir do doce e azedo ao sabor completo e souber qual é o sabor, então seu olfato provavelmente está em muito bom estado.”

O nome científico desse processo é olfato retro nasal, em que os odores fluem da parte posterior da boca para a faringe nasal e para a cavidade nasal. Mas e se você não tiver uma jujuba? Você também pode usar outros alimentos.

“O verdadeiro sentido do olfato se dá se você puder sentir o cheiro de uma substância específica que não estimula outros nervos”. “Alguns exemplos se dão quando você puder sentir o cheiro do café sendo moído ou preparado, ou se você puder sentir o cheiro de alguém descascando uma laranja. Esse é o sentido do olfato.”

Segundo o especialista em olfato, nariz e garganta, Dr. Erich Voigt, diretor da divisão de otorrinolaringologia do sono da NYU Langone Health, é preciso ter cuidado, porque é fácil pensar que você está usando o olfato quando não está.

“Por exemplo, amônia ou soluções de limpeza, estimulam o nervo trigêmeo, que é um nervo irritante”, disse ele. “E então as pessoas vão pensar, ‘Oh, eu posso sentir o cheiro do Clorox, eu posso sentir o cheiro da amônia, o que significa que eu posso sentir odores.’ Mas não, isso não é verdade. Eles não estão realmente sentindo odores, eles estão usando o nervo trigêmeo. “

Se você estiver sentindo perda de olfato, tome cuidado porque existem perigos, como não ser capaz de sentir o cheiro de um vazamento de gás, nem sentir cheiro de leite estragado ou de comida estragada.

Fonte: CNN Brasil


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *