Notícias

Sede da Secretaria da Mulher e Centro de Referência da Mulher têm novo endereço em Gravatá

Foto: Prefeitura de Gravatá

A Prefeitura de Gravatá deu um passo importantíssimo no atendimento e serviços à mulher e ao público LGBTQIAP+ gravataense. E acolheu a todos com a sanfoneira Lêlêka Costa, que deu um verdadeiro show, e fez muitos olhos brilhares pelo altíssimo nível da sua performance.

Sanfoneira Lêlêka Costa

Na última sexta-feira (10), o prefeito Joselito Gomes, inaugurou e entregou a secretária da Mulher, Ester Gomes, o novo endereço da sede da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, com fácil acesso e espaço amplo para atendimento e acompanhamento de equipe técnica multidisciplinar às pessoas que estiverem diante situações de violência, discriminação e violação de direitos.

Muitas pessoas prestigiaram a solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher, que contou com a presença do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, da vice-governadora, Luciana Santos, do deputado estadual, Waldemar Borges, do deputado federal, Túlio Gadêlha, de Lúcia Pereira e Luã Marssoy, respectivamente mãe e filho da homenageada técnica de enfermagem, Ana Lúcia Pereira Beserra que dá nome ao Centro de Referência da Mulher, secretários municipais e executivos, representantes de conselhos municipais de Gravatá, funcionários da prefeitura, Guarda Municipal, e amigos de Ana Lúcia.

Mãe da honenageada, Lúcia Pereira

Sobre a homenageada

Ana Lúcia Pereira Beserra, a gravataensse carinhosamente chamada de Nane e Ana Kika, filha de Genário Beserra e Lúcia Pereira, e mãe exemplar de Luã Marssoy, desempenhou sua função profissional em diferentes órgãos públicos de saúde, atuou na UTI COVID do Hospital Municipal de Caruaru, e foi ponte entre familiares e internados na UTI. Deixou um legado autêntico de mulher amiga, divertida, leal, competente e solidária, no dia 31 de maio de 2021. E permanece feminista, socialista e viva entre todos nós, através do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra.

Lúcia Pereira

A mãe da homenageada Lúcia Pereira disse que: “É muito gratificante receber essa homenagem, que ameniza a dor da partida e deixa toda família satisfeita pelo nome dela ser lembrado para sempre. Eu, meus filhos e o filho dela ficamos agradecidos por essa homenagem tão sincera como foi essa daqui”. 

Secretária da Mulher, Ester Gomes

Para a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, “A mudança de endereço é muito positiva, pois a nova sede oferece estrutura necessária para contribuir com a melhoria do atendimento, dos serviços prestados ao público e dos trabalhos internos”.

“Além do suporte jurídico, psicológico e social que já eram oferecidos, nesse novo espaço poderemos ampliar, capacitar e potencializar a capacidade no atendimento das mulheres e do público LGBTQIAP+ gravataense, que chegam por via espontânea, vindas da delegacia, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública ou mesmo dos programas de atendimento. Sejam para buscar informação, orientação ou caso de violência”.

“É uma conquista especial, expressiva, e histórica para Gravatá. É efetivação da política da mulher, que no mesmo espaço ocupa/oferece dois grandes equipamentos. Um é a Secretaria Municipal da Mulher e o outro é o Centro de Referência da Mulher, que leva honrosamente o nome de Ana Lúcia Pereira Beserra. Todo o trabalho propriamente dito no que consiste em espaço de acolhimento, de garantia de direitos e proteção e as mulheres de gravatá, de mais idade, do campo, da cidade, e da periferia”.

Vale ressaltar, que a Secretaria da Mulher que já apoia e oferece programas com parceiros, vai ampliar os serviços oferecidos, e proporcionar atendimento com inovações a um número maior de pessoas, fortalecendo a assistência e o combate a violência.

A Prefeitura de Gravatá através da Secretaria da Mulher homenageou a Guarda Civil Municipal, pelos relevantes serviços prestados através da Patrulha Maria da Penha

Coordenadora regional do Agreste da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Betânia Ribeiro

Para a coordenadora regional do Agreste da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Betânia Ribeiro, “Este é um momento ímpar que consagra a política da mulher aqui no município de Gravatá. E mostra claramente a sensibilidade e responsabilidade social com essa política pública com as mulheres do município”.

Vice-governadora, Luciana Santos

A vice-governadora, Luciana Santos destacou que “o Centro de Referência da Mulher, assim como as secretarias, tem o papel fundamental na defesa dos direitos, da luta contra a violência, ou seja, tem uma abrangência na defesa disso que parece hoje fora de moda, que é os direitos humanos, mas que diz respeito à defesa das pessoas. E uma política pública necessária e que vai servir como Centro de Referência da Mulher, fica ainda mais completa, porque homenageia uma grande mulher, enfermeira dessa cidade, que deixa saudades, mas vai se eternizar nessa homenagem que está sendo feita pelo prefeito Joselito”.          

Deputado estadual, Waldemar Borges

Já o deputado estadual, Waldemar Borges, afirmou que: “Essa é mais uma demonstração do compromisso da gestão do prefeito Joselito, com as grandes questões que estão na pauta da sociedade contemporânea brasileira e do mundo, que é o respeito às diferenças. Gravatá avançando ainda mais para ficar uma cidade cada vez mais inclusiva para todos os seus cidadãos e cidadãs”.      

Prefeito de Gravatá, Joselito Gomes e secretária da Mulher, Ester Gomes

O prefeito Joselito Gomes finalizou dizendo que: “Passamos um tempo estruturando a parte mais interna da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher no município. E entrego a secretária da Mulher, Ester Gomes e sua equipe, um espaço adequado e seguro, para que tenhamos, efetivamente, política pública para a mulher e atendimento ao segmento LGBTQIAP+, de modo que esta realização demonstra uma gestão inclusiva e que tem compromisso com as pessoas”.   

Clique em: “Inauguração da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra” e confira as fotos.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *