Negócios e Serviços

Seguro Desemprego – Saiba mais sobre as novas regras a partir de 2020

O Seguro Desemprego é o benefício que tem o objetivo de ajudar financeiramente, durante certo tempo, o trabalhador que foi demitido sem justa causa ou que foi despedido de forma indireta.

Vale dizer que a demissão sem justa causa acontece quando o empregador decide rescindir o contrato de trabalho com o empregado sem motivo grave.

.                

Quem tem direito:

-Trabalhador forma e empregado doméstico;

-Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso por participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;

-pescador profissional durante o período do defeso;

-trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

.

O que mudou em 2020?

-Quem começou a receber seguro-desemprego a partir de 12/11/2019 vai começar a ter descontado contribuições previdenciárias do valor do seu benefício, o que não acontecia antes.

Isso significa que você continuará contribuindo normalmente para o INSS após ser demitido por meio de desconto no valor do seguro-desemprego.

o período em que você estiver recebendo seguro-desemprego será computado como tempo de carência e tempo de contribuição. Além disso o período de graça vai começar a ser contado somente quando terminar o seguro-desemprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *