Notícias

Visando frear a disseminação do novo coronavírus, a capacidade de eventos liberados em Pernambuco é reduzida

Foto: UFRGS

Em Pernambuco os eventos considerados de “celebração única”, como formaturas, casamentos e batizados, passaram a ter a capacidade de público permitido reduzida de 300 para 150 pessoas.

Os estabelecimentos podem perder autorização de funcionamento, caso não cumpram a decisão tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid -19.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, nesse grupo de eventos proibidos, estão incluídas festas em bares, restaurantes, barracas de praia, hotéis e outros estabelecimentos, havendo cobrança de ingresso ou não. 

O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, pontuou ainda, que os promotores desses eventos poderão responder a processo por crime contra a saúde pública, e o estabelecimento perder o alvará de funcionamento. 

Denuncie 
É possível fazer denúncias antes mesmo de o evento acontecer através do envio de fotos e/ou vídeos de cartazes de divulgação via WhatsApp para o Procon, no número 3181-7000.

A Secretaria de Saúde de Gravatá precisa se preparar na prática para o aumento de pacientes infectados com o novo coronavírus, reforçando ações na atenção primária e hospitalar. Há número suficiente de máscaras e luvas? Há estoque de medicamentos para tratar o coronavírus?

Apesar de ainda não existir uma determinação do Ministério da Saúde, que só tem trabalhado com recomendações, algumas medidas devem ser tomadas por precaução.

É muito importante que a população busque orientação/ajuda dos serviços de saúde quando apresentar sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza.

É recomendada a redução de deslocamentos para o trabalho, que reuniões sejam realizadas virtualmente, as não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas ou canceladas e que, quando possível, se trabalhe de casa (home office). E não esqueça de adotar horários alternativos em terminais de transporte para evitar períodos de pico.

Adote hábitos de higiene, como lavas as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, fazer uso do álcool em gel a 70% e não compartilhar objetos de uso pessoal, podem ajudar a evitar o aumento de contaminação com o novo coronavírus.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *