Dicas

Você cuida bem do seu colchão?

Um excelente colchão de acordo com a linha, modelo e qualidade, dura em média 3 a 7 anos. Todavia, queremos que ele dure por toda nossa vida sem termos nenhum cuidado com ele.

Nosso negócio é deitar, relaxar (se relaxar) e dormir. E aí dele se não tiver macio. O tadinho ainda leva alguns safanões para ficar confortável.

E dificilmente damos a atenção que ele merece como verificar se existe alguma mancha ou coloração diferente, buracos ou sujeira. Ou se ele está desnivelado, com a densidade muito baixa de algum lado e desconfortável, o que mostra que ele necessita de troca.

Cuidar da limpeza do colchão tem papel de grande importância na saúde de todos. Mas mais do que nunca é essencial para evitar a contaminação. Passamos muito tempo da nossa vida no colchão. E o colchão deve ter a limpeza correta pode prevenir crises alérgicas e até internações de urgência.

Para que ele tenha uma vida útil mais longa, basta investir numa capa de proteção para que ele possa ser higienizado.

  • Caso apareça alguma mancha, você pode limpar com um pano com detergente neutro. E para as manchas mais difíceis, utilize uma mistura de água com bicarbonato de sódio. E, evite usar o secador de cabelo para secar, pois isso pode danificar a espuma e as molas.
  • Se caiu água no colchão não se desespere! Pegue um psno ou mesmo um lençol e seque o máximo que conseguir para tirar o excesso da água. Depois é só colocar o colchão ao sol por algumas horas.
  • Para tirar a mancha de sangue do colchão, misture água gelada com sal, umedeça um pano com essa água, passe sobre o pano molhado a mancha de sangue, fazendo com que a água molhe bem a mancha e assim não fique mais seco facilitando sua remoção, agora pegue uma esponja ou mesmo pano molhado com detergente e passe sobre a mancha, até retirar tudo. Caso seja necessário repita o processo.

Agora se o colchão está muito encardido e velho, e tem mais de cinco anos, não perca seu tempo. Troque seu colchão por um novo. Não esqueça que colchão tem prazo de validade e precisa garantir a sua saúde.

Você ainda não está convencido que ele precisa ser trocado? Então vamos conferir se você fez/faz o que a maioria dos fabricantes indicam.

• Não colocá-lo em uso com o plástico da embalagem;
• Virar a cada 15 dias;
• Não colocar objetos pontiagudos ou pesados;
• Não saltar em cima ou dobrar;
• Evitar usar estrados sem ventilação, cobrí-lo ou forrá-lo com plásticos;
• O colchão precisa respirar, coloque seu colchão para arejar. Abra as janelas e porta e deixe o ar circular por todo o ambiente, ou o coloque para arejar sem a presença do sol.

E não esqueça que mesmo o fabricante garantindo o tempo de vida útil do colchão, certos cuidados são necessários

_Uma técnica simples que ajuda a minimizar o desgaste natural do material – que causa posteriormente um afundamento desigual, tornando o colchão nocivo para a coluna, é o giro do colchão. O giro do colchão é necessário para a maioria dos modelos de colchões disponíveis no mercado. Ele ajuda a compensar esse desgaste, e deve ser feito periodicamente.

_Um giro mais eficiente do colchão é: no primeiro mês, gire o colchão horizontalmente, invertendo o lado dos pés e da cabeça. No mês seguinte, repita o procedimento, mas desta vez virando a face do colchão que estava pra cima para o outro lado.

Faça uma manutenção regular no seu colchão, não brinque com a sua saúde.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *