Notícias

Você já tomou a vacina contra gripe? Previna-se!

A campanha de vacinação contra a gripe é anual, e está acontecendo nos postos de saúde. E, neste ano, quem já tomou uma das doses do imunizante contra a Covid-19, tem que esperar 14 dias para receber a da gripe e vice-versa. Com a chegada do frio, a chance de contrair doenças respiratórias só aumenta.

A vacina trivalente tem proteção para os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e um tipo de Influenza B, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Não confunda ou associe gripe e resfriado, acreditem, não são a mesma coisa.

O resfriado é provocado através de um vírus como o Rhinovírus e a sua recuperação é rápida, já a gripe é causada pelo vírus Influenza. Em um dos quadros da gripe, o paciente pode ficar com febre, fraqueza e dores no corpo, e ela ainda pode matar.

O índice de imunidade da vacina da gripe, é alta, para ser mais precisa, a cobertura vacinal fica acima de 90%. Ela realiza a imunização contra os principais grupos de vírus.

E se tivermos a condição da transmissão da Covid-19 junto com os vírus da gripe, teremos uma sobrecarga ainda maior dos serviços de saúde, porque a gripe também leva à internação, à necessidade de UTI e, infelizmente, ao óbito.

Então não corra esse risco, não deixe de se vacinar também contra a gripe, vamos nos poupar de mais um problema sério de saúde. O momento é delicado e exige cautela.

É fundamental que mesmo vacinados contra a Covid-19 e a gripe, continuar cumprindo as medidas sanitárias e os cuidados em diversos afazeres no dia a dia.

Desta maneira, atenção redobrada para evitar aglomerações, manter ambientes ventilados, evitar lugares fechados, não compartilhe garrafas d’água, alimentos ou objetos de uso pessoais. Lavar as mãos frequentemente, fazer uso da máscara (que deve ser usada de forma permanente no rosto, cobrindo o nariz e a boca), usar álcool em gel/70%, que é um importante aliado de higienização na luta contra a Covid-19 (mas é importante estar atento ao uso para evitar queimaduras, fique distante do fogo) e manter o distanciamento social.

Em Gravatá, a campanha de vacinação contra a gripe na cidade, acontece nas 21 unidades básicas de saúde, das zonas urbana e rural vão imunizar a população até o dia 09 de julho.

O horário de atendimento é das 7h às 16h.

A vacina contra a gripe é de extrema importância, principalmente na estação mais fria do ano que estamos presenciando.

Entre os grupos que precisam se vacinar estão as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto com até 45 dias do nascimento do bebê), pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Precisamos diminuir o risco de hospitalização e os índices de mortalidade. Cuide-se!

Todos os gravataenses que forem às unidades de saúde para receberem a vacinação devem utilizar máscaras de proteção.


Publicidade