Notícias

Paróquia de Sant’Ana em Gravatá realiza Assembleia Paroquial e define 03 prioridades pastorais para o biênio 2023-2024

A Paróquia Matriz de Sant’Ana realizou no domingo 20 de novembro, das 8h às 18h, no auditório do INSL- Salesianas Gravatá, com a presença de membros de pastorais, grupos e movimentos, Assembleia Paroquial para definir prioridades pastorais para o biênio 2023-2024, eleição do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e do Conselho para Assuntos Econômicos (CPAE).

Pe. Marcio

Pe. Marcio que conduziu a Assembleia, antes da abertura oficial, lembrou que: “ Durante todo o dia iremos viver momentos fortes e de muita importância para a caminhada paroquial da Matriz de Sant’Ana – Comunidade das Comunidades. Pois serão definidas as prioridades para o próximo biênio”.

“Ou seja, não iremos apenas traças metas para a caminhada e lançar luzes para o futuro. Nós iremos definir diante os desafios que cercam com jovens, crianças, casais, idosos, enfermos, pobres, aflitos, desorientados, confusos, que precisam da luz do Evangelho, as ações evangelizadoras da paróquia”.

“Definir as prioridades para 2023-2024 sob o tema “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, vai direcionar o calendário da paróquia e fortalecer os vínculos comunitários, recuperando as bases da comunidade cristã”.

Ao final da parte introdutória, Claudemir e Eduardo, convidaram a todos para ficar de pé, e lançaram a rede de pesca musical acompanhada por dinâmicas, conduzindo os presentes ao início dos trabalhos.

O trabalho foi conduzido pelo pároco, Padre Marcio, que abriu a Assembleia compartilhando a diferença entre matriz e paróquia. O que foi de fundamental importância para nortear os presentes com o tema “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”.

Em sintonia com as prioridades e acompanhada por cantos, foi acolhida a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora para o DNJ (Dia Nacional da Juventude).

Após a acolhida, Pe. Marcio presidiu a oração inicial, pedindo que a luz do Espírito Santo orientasse e guiasse a todos os presentes na Assembleia, para que juntos fossem igreja viva e presente, trabalhando em unidade.

Casal de coordenadores de Pastoral da comunidade de São João Batista, Josinaldo e Ajosiene

E apresentou a todos o casal de coordenadores de Pastoral da comunidade de São João Batista, Josinaldo e Ajosiene. E enfocou a importância de ouvir atenciosamente as orientações de Ajosiene para a definição das prioridades iniciais, medianas e finais.

Ajosiene através de imagens projetadas explanou sobre Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia – A conversão Pastoral da Paróquia.

Pe. Adjaclécio, Pe. Marcio e Ajosiene

Em seguida, Pe. Marcio apresentou Pe. Adjaclécio, que é integrante do clero diocesano de Caruaru. Que fortaleceu que: “O nosso propósito é muito maior que nossa realização pessoal, paz de espírito e até mesmo da felicidade. É muito maior que nossa família, que como no meu caso, envolveu Pe. Marcio, um ser presente e constante em muitos momentos e decisões da sua vida para cumprir os meus propósitos”.

Pe. Adjaclécio e Pe. Marcio

“Então não desperdicem essa oportunidade, esse momento de Assembleia, de construção de prioridades e metas junto a Pe. Marcio, ele é o instrumento usado por Deus para trabalhar muitos propósitos de vida, seja a vida da comunidade, ou a nossa própria vida”, definiu Pe. Adjaclécio.

Após um breve intervalo para lanche, Pe. Marcio fez questão de frisar que “Somos uma igreja em construção, é preciso que casa um de nós, especialmente no dia de hoje, esteja atento as necessidades das nossas comunidades, para juntos colaborar em conjunto sem vaidade, mas com comprometimento para o sucesso e bom funcionamento da comunidade das comunidades.

E dividiu em grupos de trabalho os presentes. E os orientou com pistas de ações para a escolha de 03 prioridades entre:

  • Pastoral Familiar;
  • Pastoral do Dízimo;
  • Pastoral Social;
  • Pastoral da Comunicação;
  • Pastoral da Juventude;
  • Pastoral da Liturgia;
  • Pastoral da Catequese;
  • Pastoral da Religiosidade Popular;
  • Iniciação da Vida Cristã;
  • Formação Bíblica.

Logo após, o retorno a Plenária da Assembleia os grupos formados definiram as prioridades mais votadas, para que elas fossem novamente votadas num consenso, para aí sim, serem definidas as 03 prioridades do biênio 2023-2024, para construção de metas.

E foram formados grupos de trabalho para programar e realizar a construção e trabalhar as metas do próximo biênio.

O intervalo para o almoço contou com a animação de todos fortalecendo o espirito dos membros com descontração, histórias e memórias.

As prioridades paroquiais foram construídas pelos membros da Assembleia, mediante organização de momentos para discutir e definir ações que possam ser realizadas em vista da evangelização.

As 03 prioridades pastorais definidas para o biênio 2023-2024 foram:

  • Pastoral da Juventude;
  • Pastoral Familiar
  • Pastoral do Dízimo.

A partir de então, foram definidas metas de curto, médio e longo prazo a serem trabalhadas.

Para agregar comprometimento e valores na realização das definições, foi realizada eleição do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e do Conselho para Assuntos Econômicos (CPAE).

Coordenação do Conselho Pastoral

A comissão eleita do Conselho para Assuntos Econômicos (CPAE) é composta por:

  • Pe. Antônio Márcio
  • Anderson Lúcio
  • Jane Vital
  • José dos Santos
  • Josefa Maria (Rosa)

Deus não precisa de nós, precisa de nossa coação como leigo dentro da Igreja. Hoje foram estabelecidos conselhos para engajamento e trabalhos no sentido desservir à Igreja, pois o nosso objetivo é servir dentro da Comunidade e das Comunidades.

Precisamos ter o olhar para a necessidade do outro, nos envolver e colaborar com as demais Pastorais com os pés no chão, dentro da realidade. 

Antes de encerrar a Assembleia Paroquial 2022, foi:

  • Realizada a Celebração Eucarística:
  • Dado avisos pastorais e orientações;
  • Apresentada da presidência da Festa de Reis 2023.
Presidência da Festa de Reis 2023

E de um jeito bem diferente, o encerramento da Assembleia aconteceu com uma confraternização ímpar, regada a café, suco, refrigerante, cachorro-quente, e uma bela mesa bolo de guloseimas.

Confira algumas fotos feitas durante a Assembleia Paroquial “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”:


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *