Dicas

Saiba como evitar a sensação de “moleza” em dias quentes

É só acompanhar o bate papo que tive com a Dermatofuncional Dra. Elaine Moura – Elaine Moura Estética e Emagrecimento Avançado, sobre essa sensação. Pois além dessa sensação de moleza, os dias quentes presenteiam muitas pessoas com um “vale day” de indisposição e  mal-estar.

E só pra começar a evitar esse mal-estar, é necessário ficar atento e manter o equilíbrio entre a hidratação e alimentação.

E.M.: “Sabemos que a “água” é fundamental para o transporte do oxigênio, nutrientes e sais minerais por todo nosso sistema circulatório, levando os nutrientes para as células, e isso traz muitos benefícios para todo o organismo, inclusive o cérebro. Então a partir do momento que você se mantém hidratado fica mais disposto. E regula a temperatura do corpo ao eliminar urina e suor. E essa função do corpo nos livra do excesso de calor gerado pelo metabolismo”.

VeV: Como se manter hidratada?

E.M.: “O ideal é que se beba de 2 a 3 litros de água por dia, mas essa quantidade depende do peso e das atividades de cada pessoa. O corpo dá sinais e sintomas que está faltando água. Como sentir sede, o cansaço, indisposição, dor de cabeça, tontura, fraqueza, pele e lábios ressecados que são alguns deles. A reposição da água deve ser de imediato em crianças e idosos, que se desidratam com maior facilidade”.

No verão, alguns cuidados são indicados:

– Levar garrafinha de água para qualquer lugar;

– Comer frutas ricas em fibras, vitaminas, sais minerais e água (como pera, uva e melancia);

– Além da água, se hidratar com água de coco, sucos naturais;

– Consumir bebidas alcoólicas com moderação e nunca com o estômago vazio. E intercalar bebida alcoólica com muita água.

VeV: Como a alimentação pode influenciar na indisposição e sensação de cansaço?

E.M.: “A alimentação em dias quentes deve ser leve e mais frequente. Por que leve? Porque se ingerirmos muitas calorias o corpo vai usar mais energia no processo digestivo e a temperatura vai subir. Portanto nas principais refeições, como o café da manhã, almoço e jantar a alimentação deve ser menor e rica em variedade”.

Dicas para beber mais água durante o dia

A alimentação diária durante os dias quentes deve ter quantidade superior de vegetais folhosos verdes escuros, legumes e frutas da época, que deve ser combinada com alimentos proteícos, como ovos e carnes magras grelhadas ou assadas. E se você quiser evitar comer compulsivamente e se sentir saciado é só evitar ingerir líquidos durante as refeições. Você pode ingerir líquidos meia hora antes de cada refeição, de preferência gelado para possibilitar a troca de calor e refrescar o corpo.

VeV: E se o calor me deixar tonta e com indisposição extrema?

E.M.: “Um banho gelado é ideal para refrescar o corpo e driblar o calor . Se você está num ambiente que banho não é possível, coloque compressas  ou toalhinhas molhadas sobre os ombros. E sobre os pulsos e virilhas que são regiões das glândulas responsáveis pela produção de suor”.

Porém, se o calor causar mal-estar constante, é melhor é deitar e relaxar por uns 15 minutos. Porque quando deitamos, e ficarmos na posição horizontal, o sangue circula melhor e atinge o cérebro com mais facilidade, evitando um possível desmaio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *